Não alimente os trolls

Começa amanhã, de forma oficial, a campanha eleitoral de 2010. Serão quase três meses em que receberemos muitas informações sobre candidatos aos mais diversos cargos (deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente). E também muito lixo. O que não é de surpreender, já que tudo indica que esta será a campanha mais suja que o Brasil já viu.

Nossas caixas de e-mails certamente serão invadidas por mensagens de propaganda política. Mas isso nem é a pior parte.

Dose mesmo são as malditas correntes. Se já recebemos muitas… Agora elas irão se multiplicar. E de nada adiantará responder explicando que nada daquela besteirada é verdade, pois o lixo seguirá chegando. Talvez a solução seja ameaçar notificar os amigos que mandam essas bostas como enviadores de spam (caso não surta efeito pedir-lhes que não enviem mensagens sobre política).

E nos blogs, será preciso utilizar mais do que nunca a moderação dos comentários. Pois os trolls irão aparecer em grande número. Não interessa a eles uma discussão de ideias, em alto nível (em que as pessoas não concordam em nada, mas ao menos se respeitam). O negócio deles é xingar, é transformar um debate em uma “guerra”. É fazer com que adversários – que podem ser grandes amigos, sem problema algum – passem a se ver como inimigos.

A tentação de responder a um troll é enorme – falo por experiência própria, pois já caí na asneira de responder a um deles, e por isso tive de aguentá-lo por muito tempo vomitando besteiras em minha caixa de comentários. Até que um dia eu decidi cortar o barato dele. Claro que ele me xingou de tudo que é coisa – a vontade de responder foi grande, mas não o fiz (e obviamente não publiquei o comentário – tudo o que vem dele, vai direto para o spam). Pois atenção é tudo o que um troll busca.

Assim, caro leitor, independentemente de sua posição política, minha dica é: não alimente os trolls. Apenas ignore-os. E, se possível, “delete-os”.

7 respostas em “Não alimente os trolls

  1. Rodrigo, se a corrente chegar através de amigos e familiares, precisaremos responder com dados. A tarefa será árdua, mas necessária nesta eleição. Uma breve pesquisa na Internet nos ajudará na desconstrução de menitras e manipulações. Fiz isso no Sul21: http://www.sul21.com.br/index.php/permalink/destaque/46

    Agora, em relação à moderação, sou francamente favorável. Por enquanto, escrevemos uma advertência no Dialógico. Se a barra ficar pesada, partiremos para a cansativa tarefa de moderação.

    Abç!

    • Já respondi a várias dessas correntes. Algumas delas, de tanto que se repetem, eu salvei a resposta para não ter de escrever tudo de novo… :P

      O f*** é que tem alguns que eu já disse que não me convencerão com essas bobagens, e seguem mandando…

  2. Pois é, Rodrigo, vivi isso essa semana, como bem sabes. Segui teu conselho e agora tenho que moderar os comentários. É uma pena, mas os trolls fazem a coisa descambar pra baixaria. Não fiz antes porque passei o domingo na rua e quando voltei estavam todos se digladiando no Somos Andando. Espero que a campanha possa ser o mais limpa possível. Só não sei o quanto é isso =/

    • Eu citei aquele teu post no que escrevi sábado, aí fui para um sítio com amigos logo depois do jogo da Argentina. Cheguei ontem de noite, dei uma circulada pela blogosfera e vi aquele teu post com mais de 170 comentários! De cara imaginei que devia ter trolls na área, como tanto acontecia no Diário Gauche até o Cristóvão adotar a moderação (aí os posts passaram a ter bem menos comentários, mas ao menos não baixava o nível da discussão).

  3. Pingback: Depois dos concretoscos, os DIREITOSCOS « Cão Uivador

  4. Pingback: O Brasil não precisa disso « Cão Uivador

  5. Pingback: Me antecipando a ela « Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s