Para quem acha que o Rio Grande do Sul é melhor em tudo

O Vitor (que escrevia o blog Porto Alegre de Fogaça, agora inativo) fez uma viagem junto com sua mulher Angela. Visitaram os belos litorais catarinense e paulista, assim como cidades históricas (e não menos belas) de Minas Gerais.

Também passaram pela capital paulista (que ainda não conheço). E, ao contrário do que muitos gaúchos metidos a besta adoram dizer, os habitantes de São Paulo demonstram ter mais civilidade do que os de Porto Alegre, pelo que contaram. Até o trânsito (sim, o trânsito!), para eles, pareceu mais civilizado do que o da capital gaúcha. Disseram eles também que os paulistanos são prestativos – o mesmo que o Diego me falou depois de visitar São Paulo em 2005.

E não se trata de uma opinião isolada: ano passado, o Guga e a Têmis, do Alma do Geral, viajaram a Cuba, com parada de quatro dias em São Paulo. O saldo da passagem deles pela “terra da garoa” também foi positivo. Só que eles acharam o trânsito um inferno…

Anúncios

3 comentários sobre “Para quem acha que o Rio Grande do Sul é melhor em tudo

  1. Oi Rodrigo,

    tenho ido de vez em quando a São Paulo (sou de Curitiba). Odeio aquela cidade, exceto pelas muitas coisas maravilhosas que tem para se fazer lá. Não acho Curitiba uma beleza, mas realmente 17 milhões de pessoas se aglomerando numa conurbação é realmente non-sense. Não pode funcionar.

    Apesar disso os paulistas são boa gente. O metrô facilita um bocado as coisas (para quem vai a lugar assistidos por ele – que são poucos).

    A cidade se beneficia de uma extra-ordinária (ainda tem hífem?) concentração de riqueza que caracteriza o Brasil.

    Agora, comparando com o Rio de Janeiro, São Paulo fica no bolso. É fichinha.

    Ainda preciso conhecer Porto Alegre. Mas desde já posso testemunhar que gaúchos, paulistas e cariocas rivalizam para ver quem é mais arrogante com sua origem territorial. Nesse aspecto, os mineiros, baianos e pernambucanos estão com tudo e não estão prosas…

  2. Oi Rodrigo,
    ao invés de falar o qe tu nao sabe, tu deveria se informar mais.Sim, nós gaúchos temos a cultura de nos acharmos melhor qe tudo e todos, e isso só continua acontecendo porqe voces nos dao ibope.
    Meu maior sonho é ver o meu país(Rio Grande do Sul) se separar da porcaria qe é o brasil.Nós só temos a ganhar, e essas criticas bestas de qem nao tem o qe fazer nao nos abala, só nos fortalece.
    Nunca saí do Rio Grande, nem sairia! Meu pais é o melhor e nem se compara a São Paulo E Rio, deixa eles no chão. paulistas e cariocas só servem para mostrar qe o mundo sempre pode piorar.

    • Pelo contrário, tu é que deverias te informar mais antes de falar o que não sabes… Tenho a impressão de que não viste que EU também sou gaúcho, o que não é motivo para não criticar o que acho que deve ser criticado.
      Nunca saíste do Rio Grande? Não sabes o que perdes… Infelizmente só fui até Santa Catarina (a propósito, se tu gostas de praia, vais querer passar pela aduana para poder visitar as belíssimas praias catarinenses?), e ao Uruguai. Lugares sensacionais de serem conhecidos. Que há aqui no RS também, mas não são exclusividade nossa.
      Porcaria é o que ficaria o Rio Grande do Sul se fosse um país independente: seria pobre e subdesenvolvido (se já estamos mal das pernas agora, imagina se não tivessemos nenhuma ajuda federal). Até de turismo (que alivia um pouco a situação do Uruguai) estaríamos mal, Santa Catarina levaria todos, no inverno e no verão.
      E sinceramente, o que mostra que o mundo sempre pode piorar não é “paulistas e cariocas” (conheço poucos, e são excelentes pessoas), e sim, comentários preconceituosos como o que tu deixaste.

Os comentários estão desativados.