Meus primeiros palpites para a Copa 2010

Saíram os grupos. Claro que nenhum ficou exatamente igual aos que eu “sorteei”. Ficou claro que não sirvo para vidente…

Mesmo assim, farei alguns palpites sobre os prováveis classificados de cada grupo. Que provavelmente terão algumas mudanças às vésperas da Copa do Mundo, o que não impedirá que eu erre tudo!

  • Grupo A = MORTE
    • Se a missão da África do Sul de se classificar às oitavas-de-final – mantendo assim a escrita de jamais uma seleção anfitriã ser eliminada na 1ª fase da Copa – já era complicada, com esse grupo então… Há um leve favoritismo da França, mas se considerarmos o que ela fez em 2002, não será surpresa se não passar para as oitavas. O México não foi uma beleza nas eliminatórias da CONCACAF, mas sempre dá trabalho. E o Uruguai, eu quero muito que se classifique, mas seria melhor se caísse num grupo fácil.
    • Prováveis classificados: imprevisível
  • Grupo B
    • Lembra muito 1994: a Argentina foi mal nas eliminatórias, mas na Copa – cujo grupo tinha Grécia, Nigéria e Bulgária – apresentou o melhor futebol do Mundial até a suspensão de Maradona por causa da efedrina. A diferença é que desta vez a Grécia não será saco de pancadas como em 1994; a Nigéria certamente será a preferida dos torcedores sul-africanos por ser da África; a Coreia do Sul não tem um Stoichkov, ou seja, não está “no lugar da Bulgária”; e a Argentina tinha em 1994 Maradona jogando (e muito!), agora ele treina (e mal).
    • Prováveis classificados: Nigéria e Argentina
  • Grupo C
    • Barbada para a Inglaterra. Desde que não suba no salto, claro. Em 1950, o English Team deu vexame e perdeu por 1 a 0 para os Estados Unidos – que não eram NADA no futebol. Em 2010, se os estadunidenses estão muito longe de serem uma potência, são um time complicado de se enfrentar – como mostraram na recente Copa das Confederações. A Eslovênia volta à Copa credenciada por ter eliminado a Rússia, que era considerada a favorita no confronto. Já a Argélia, fez bonito em 1982 – quando foi eliminada graças a uma marmelada protagonizada por Alemanha Ocidental e Áustria, que passaram um jogo tocando bola porque o resultado classificava ambas; vejamos o que mostra em 2010, jogando na África.
    • Prováveis classificados: Inglaterra e Eslovênia
  • Grupo D
    • Dizem que os alemães jogam “algo muito parecido com futebol“. Talvez seja inveja e mesmo ignorância, pois mesmo “sem jogar futebol” a Alemanha foi três vezes campeã mundial, só ficou fora de duas Copas (1930 e 1950) e em todas as que disputou, só não ficou entre as oito equipes melhores classificadas em 1938 (aí foi “justiça divina” dos “deuses do futebol”, visto que aquela Seleção Alemã se utilizava de jogadores da Áustria, anexada em março do mesmo ano, e acabou eliminada pela inexpressiva Suíça). Assim, nem preciso dizer que os alemães se classificam sem dificuldades; já a disputa pela segunda vaga será equilibrada: a Sérvia tradicionalmente tem bons jogadores (como prova Petkovic, mesmo sem jogar pela seleção); a Austrália tem um futebol tosco mas de muita força física; e Gana foi bem em 2006, e desta vez jogará com apoio da torcida por ser da África.
    • Prováveis classificados: Alemanha e Gana
  • Grupo E
    • Holanda e Dinamarca têm tradição de um jogo altamente técnico (o que é diferente do “estilo Robinho”, o triatleta que corre, pedala e nada). Camarões, a seleção preferida do Hélio Paz, terá apoio da torcida africana e costuma jogar bonito, tendo chances de igualar – ou superar – a campanha de 1990. Azar do Japão.
    • Prováveis classificados: quase imprevisível (o Japão não se classifica)
  • Grupo F
    • Não raras foram as vezes em que a Itália penou na 1ª fase, e foi parar na final da Copa. Tendo de enfrentar o Paraguai, há boas chances de que isso aconteça. A Eslováquia terá uma boa motivação: superar sua antiga compatriota República Tcheca, passando da primeira fase (que os tchecos não superaram em 2006). Já a Nova Zelândia deve repetir 1982: saco de pancadas.
    • Prováveis classificados: Itália e Paraguai
  • Grupo G
    • Não entendo porque acham que o Brasil pegou “o grupo da morte”. O adversário mais difícil será a Costa do Marfim: além de ser a melhor seleção da África, terá a torcida africana. Portugal tem bons jogadores, como o cracaço Cristiano Ronaldo (que é balaqueiro, mas joga muito e é extremamente útil ao time), mas penou para se classificar. A Coreia do Norte, já perdeu no sorteio: não terá nova oportunidade de eliminar a Itália, glória que une a península coreana.
    • Prováveis classificados: Brasil e Costa do Marfim
  • Grupo H
    • A Espanha é franca favorita para se classificar e depois ser eliminada pela Costa do Marfim. Pensava-se que depois de conquistar a Euro 2008 a Fúria não iria mais amarelar, mas aí conseguiu perder para os Estados Unidos na semifinal da última Copa das Confederações… A Suíça sofreu seus ultimos gols numa Copa do Mundo em 1994, da Espanha, sua primeira adversária em 2010 (ignoremos que os suíços só voltaram a jogar o Mundial em 2006, e que não fizeram nenhum gol nos pênaltis contra a Ucrânia). Já o Chile, não vence uma partida de Copa desde 1966 (em 1998 os chilenos se classificaram para as oitavas com três empates). Honduras provavelmente será lanterna.
    • Prováveis classificados: Espanha e Chile

12 respostas em “Meus primeiros palpites para a Copa 2010

  1. Vou ficar em casa. Talvez não seja de bom tom sair fardado na rua em plena volta do Beira-Rio… Além disso, quero falar com o meu afilhado, pois o guri tem 11 anos e vai ver o time dele ser campeão pela 1ª vez.

    []’s,
    Hélio

  2. Pra mim, fica assim:

    Grupo A – Uruguai e França (ambos mais por tradição do que por futebol); Grupo B – Argentina e Nigéria (A Grécia enganou na Euro 2004, desde lá nunca mais produziu qualquer coisa decente, e vai ser saco de pancadas); Grupo C – Inglaterra e EUA (mostrou na Copa das Confederações ter um timezinho ajustado); Grupo D – Alemanha e Sérvia (a fé no leste europeu é a ultima que morre); Grupo E – Holanda e Dinamarca; Grupo F – Itália e Paraguai (os outros dois são fracos); Grupo G – Brasil (pela história mesmo) e Portugal (ainda acho o time deles mais consistente que o da Costa do Marfim); Grupo H – Espanha e Chile.

    Belo post.

  3. Análise, numerologicamente falando, de quem acho que será campeão do mundo de 2010:

    Se analisarmos os campeonatos de duas grandes seleções mundias, as duas que mais ganharam titulos, no quesito anos em jejum de conquistas, chegamos às seguintes concluções:

    1) O brasil conquistou o tricampeonato na copa de 1970. Depois disso, houve u…m grante intervalo de 24 anos sem conquistas, acabando com o tetra na copa de 1994;
    2) A Italia, atual campeã do mundo, havia conquistado sua última copa em 1982, ou seja, 2006 – 1982 = jejum de 24 anos;
    Aí você pensa – E o que tem a Argentina haver com isso??
    Tudo!, uma vez que o ultimo titulo dos hermanos foi conquistado na copa de 1986, o que totaliza um buraco no espaço tempo de conquista de copas, de 24 anos. Logo, a coincidencia numerologica me faz deduzir que, batatamente, a argentina será campeã. tricampeã…

    bem, já achava isso antes, com ou sem numerologiaVer mais

  4. Para ver só como eu acertei no meu prognóstico de que ERRARIA os palpites: apostei que os eliminados do grupo E seriam “o Japão e mais um “, e lá vai o Japão para as oitavas-de-final, COM TODA A JUSTIÇA!

  5. Pingback: Interessantíssima Copa « Cão Uivador

  6. Pingback: Em boas mãos « Cão Uivador

  7. Pingback: O Cão em 2010 « Cão Uivador

  8. Pingback: 2011, um desastre « Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s