Esse papo de “Lula, vai se tratar pelo SUS” já encheu o saco

O câncer na laringe de Lula foi anunciado no último sábado. De cara, enquanto políticos de situação e oposição manifestavam solidariedade ao ex-presidente e desejaram-lhe sucesso no tratamento, alguns reaças começaram a comemorar, torcendo para que ele morresse rápido.

Não demorou para eles perceberem que queimaram muito o filme com essa. Afinal, gente que se diz “civilizada” não pode tratar adversários políticos como se fossem inimigos.

Logo, acharam uma outra maneira de tripudiar em cima da doença de Lula: com uma campanha para que ele tratasse seu câncer pelo SUS. E nessa, foram mais “bem-sucedidos”, pois a saúde pública no Brasil precisa, sim, melhorar, daí a sugestão para que o ex-presidente a utilizasse.

E é por causa disso que me decepcionei com pessoas que sempre considerei sensatas: aderiram sem pensar a essa campanha. Saíram por aí falando horrores do SUS, que ele é “horrível” e por conta disso Lula preferiria pagar por seu tratamento*. E mesmo os defensores do ex-presidente também cometeram uma cagada: disseram que quem critica Lula nunca usou o SUS.

Mas a verdade é que muita gente que enche a boca para dizer “o SUS é uma porcaria” muitas vezes o usa sem saber. Quem já foi atendido pelo Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, por exemplo, necessariamente usou o SUS. Lembro que 11 anos atrás uma garrafa de champanhe estourou “do nada” enquanto eu almoçava na casa da minha avó, o pedaço que voou caiu exatamente em cima da minha mão direita, me abrindo um talho daqueles. Peguei um táxi e me mandei para o HPS, onde tive um ótimo atendimento sem precisar desembolsar um único centavo naquele momento.

Aí alguém lembrará que foi um atendimento de urgência, que o problema é na hora de marcar uma consulta, muitas vezes só se consegue para muito tempo depois… Tudo bem, o SUS tem muitos problemas, e é preciso cobrar das autoridades as necessárias melhorias. Mas daí a dizer que todo o sistema é ruim, como essa campanhazinha imbecil sugere, é preciso ter muita inocência – ou cara-de-pau mesmo.

Ainda mais que o SUS não se resume apenas a atendimento médico. O(a) leitor(a) tem diabetes, hipertensão, esclerose múltipla ou outra doença incurável? Pois saiba então que tem direito a receber gratuitamente os medicamentos necessários para seu tratamento. Pelo SUS. A Farmácia Popular, lembra? É graças a ela que minha mãe não precisará ficar o resto da vida gastando dinheiro com remédios para a pressão alta que, 30 anos atrás, quase impediu que eu estivesse aqui para escrever este texto.

Mas, quem quiser continuar com essa campanhazinha babaca que já me encheu muito o saco, ao menos seja coerente, e peça para o prefeito de sua cidade largar o carro oficial e pegar um ônibus às 6 da tarde. Ah, e que isso se dê independentemente do partido ao qual ele é filiado, OK?

————

* Tenho certeza absoluta de que, se Lula decidisse tratar seu câncer pelo SUS, os mesmos que estão enchendo o saco chamariam ele de “demagogo”, e reclamariam dele tirar a vaga de quem não pode pagar, enquanto ele tem dinheiro para fazer tratamento particular.

9 respostas em “Esse papo de “Lula, vai se tratar pelo SUS” já encheu o saco

  1. Teve alguém, não me lembro quem (parece que era um cantor), que sugeriu, há tempos atrás, que se criasse uma lei obrigando que os políticos se tratam-se no SUS e que seus filhos estudassem nas escolas públicas. Argumentou que dessa forma a qualidade de ambos seria elevada porque, sendo usuários, os políticos não deixariam de investir nessas áreas e que até ampliariam os investimentos. Faz sentido!

  2. Tomara que estes canalhas que hoje se aproveitam do câncer de Lula para fazer a disputa política, não venham a ter no futuro a mesma doença, mas se o tiverem, que não sofram o tipo de crítica baixa e vil a qual vem sofrendo.

  3. O Sr. Lula da Silva na época do Fernando Henrique, meteu o pau na saude publica e na sua gestão teve oportunidade de fazer alguma coisa para melhorar e nada o fez, portanto, não se pode acreditar em nenhum desses politicos que só falam e na pratica…….se ele fosse se tratar no SUS acredito que nem tinha descoberto a doença….que lixo de pais!!! Agora com relação ao que disse nosso amigo Jorge Nogueira eu concordo em que os politicos deveriam ser obrigados a se tratar e ter seus filhos estudando na rede publica aí sim iria melhorar.

  4. A questão toda é fazer com que ele, como todo o cidadão brasileiro, entre numa fila para marcar inicialmente uma consulta com um clínico geral; com um pouco de sorte, ele conseguirá para dentro de uns 30/40 dias. No dia da consulta, deverá chegar ao posto as 06:30hs e, SE o médico comparecer, ser encaminhado para um especialista, que levará em torno de 1/2 anos. O especialista, por sua vez, requisitará exames, os quais o sr. Lula deverá aguardar em casa, que lhe telefonem e avisem onde e quando fará o exame. É claro que será bem atendido e terá a medicação após o diagnóstico de sua doença, mas até lá…. seja cidadão!

  5. 1o. O “protesto” é iniciado por xenófobos, muitos destes, filhinhos de papai que enchem a cara na balada e capotam seus lindos carrinhos importados (ps. e são salvos pelo SUS/SAMUs óbvio), e que em tom mórbido e cretino desejam que nosso ex-presidente Lula se trate pelo SUS.

    2o. Não perdendo a deixa, os anti-Lula de plantão, que claro, mantendo um fundinho de preconceito, dão força ao movimento (movimento similar ao CANSEI!) só que desta vez pouco ou mal informados (destes que assistem Globo, leem a VEJA, a Folha….) manifestam seu “protesto” a favor da saúde pública (como se dependessem da mesma…) e ainda argumentam “tem gente que espera na fila”, “tem gente que morre todo dia” e “blablablabla”.

    3o. Depois o inocente, movido pela ignorância desta vez, entende que o “protesto” é válido (bom momento este, utilizar a saúde alheia para melhorar nossos serviços de saúde) e da-lhe força.

    4a. Como não podia ser diferente os mais esclarecidos e coerentes, inclusive anti-Lulas, apartidários e afins (não podemos esquecer de FHC) chegam e falam PARA TUDO, que merda vocês estão fazendo??? E pipocam inúmeros depoimentos esclarecedores jornalistas, especialistas, comentaristas de política metendo o pau e detonando o referido “protesto”. Ai o mesmo movimento de uma hora para outra perde sua força…

    5o. “mimimimi” mas ele não disse isso, disse aquilo sobre o SUS e blablabla… PARA!

    Meu conselho: Se você participou deste movimento, sai de fininho, finje que não aconteceu nada e TORCE para que niguem lembre da Merda que você fez.

  6. Conforme pesquisa divulgada pelo Ipea, o SUS tem 71% de aceitação popular – somados os que o consideram bom e muito bom – entre os que já fizeram uso do sistema [ http://coisaseboas.blogspot.com/2011/02/sus-recebe-avaliacao-positiva-em.html ].

    Os detratores do SUS, na realidade, o são do Lula e governo Dilma, como se estes tivessem criado o sistema, ou por ainda sofrerem do, como diria Nélson Rodrigues, “espírito de vira-latas” que continuam achando que o Brasil é o “fiofó” do mundo.

    Isso comprova não só o “espírito de vira-latas” como a ignorância, mesmo, basta ler ou ouvir os seus veículos de informação preferidos – Veja, Globo, Folha & Cia – para ver que o país mudou, embora eles – a mídia oposicionista – falem deste novo Brasil com se ele tivesse surgido do nada, já que o Lula nunca é mencionado.

    Segundo associação medica dos EUA, morrem mais de 50 mil pessoas, é isto mesmo: 50.000 pessoas por ano, sem assistência médica. Quem não tem plano de saúde particular naquele país – paraíso do seguidores do FHC e caterva – morre mesmo.

    Duvida? É só se informar… [ http://colunadleitor.blogspot.com/2009/09/sus-ruim-com-ele-melhor-do-que-as.html ].

    Tambem tenho blog, mas, não me dei nem ao trabalho de refutar ou mesmo comentar estas infantilidades ou insanidades destes órfãos do FHC/Cerra & Cia.

  7. Pingback: Sobre poder falar mal do presidente (e de outras coisas mais) | Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s