As redes da previsibilidade

Duvido que exista algo mais previsível do que as redes antissociais. Não à toa, alguns anos atrás chegaram a criar um “calendário de tretas do Facebook” que era INCRIVELMENTE CERTEIRO.

Uma das mais manjadas é a do Dia dos Pais. Para além daquela que também existe no Dia das Mães, sobre validar ou não a “maternidade/paternidade de pet”, também tem toda aquela polêmica sobre os pais serem muito ausentes e ainda assim celebrados.

Não discordo: o fato de meu pai sempre ter sido muito presente ainda que separado de minha mãe desde que eu tinha 5 anos de idade (hoje tenho 40) não torna isso uma regra. Conheço muitas pessoas cuja relação com o pai é de ruim para péssima. (Da mesma forma que também há mães que não fazem muito por merecer homenagens.)

Mas mesmo dentre essas pessoas muitas delas não ficam reclamando de outras celebrarem o Dia dos Pais, inclusive com postagens nas redes antissociais. O problema é que os “reclamões” sempre chamam mais a atenção (e isso que nem são tão poucos realmente). Aí, dê-lhe “problematização” sobre a ausência paterna e o fato de ser uma data comercial. (E qual desses dias comemorativos mais badalados não é?)

Engraçado é que muitos desses “reclamões” não deixam de postar, quando comprometidos, mensagens “fofas” no Dia dos Namorados, que é uma data assumidamente comercial (surgiu para incrementar as vendas em junho), e sem pensar na “ausência sentimental” de pessoas que não gostariam de estar solteiras.

Particularmente, prefiro as homenagens às mães e aos pais que fazem jus a isso (felizmente posso fazê-las sem ser apenas de forma protocolar, ainda que eu prefira comemorar dando abraços e carinho sempre). E no ano que vem, as postagens serão para celebrar as mesmas pessoas. Já as de junho, eu só observo quantas vezes as figurinhas mudam… Acho bem divertido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s