Gritaria por escrito

Estão em toda parte. Sejam curtos (por exemplo, comentários em portais ou no Facebook) ou longos, há muitos textos na internet que são uma verdadeira “gritaria”. Não é preciso se esforçar para achá-los.

Em geral, quando debatemos temos a estúpida pretensão de “vencer”, ao invés de simplesmente trocar ideias – que é justamente a função do debate. Argumentar não é algo simples, e muitas vezes precisamos de tempo para buscar informações que melhor fundamentem nossa opinião. Só que, no calor do momento, muitas vezes optamos pela resposta “de bate pronto”, sem pensar. E, quando nos irritamos, tendemos a gritar.

Obviamente podemos nos irritar também em um debate “escrito”, pela internet. E “gritamos”. Não da forma tradicional, mas sim, escrevendo sem pensar (e sem revisar), ou de forma a chamar o máximo de atenção possível.

HÁ QUEM SIMPLESMENTE ESCREVA TUDO EM LETRAS MAIÚSCULAS – O QUE, NA LINGUAGEM ESCRITA, É SINÔNIMO DE “GRITAR”. TEXTOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS SÃO MAIS CHAMATIVOS, EMBORA SEJAM PIORES DE LER – A ESCRITA NORMAL, COM PREDOMÍNIO DE MINÚSCULAS, PARECE SER MAIS “HARMÔNICA”, AGRADÁVEL AOS OLHOS.

Algumas pessoas já perceberam que escrever tudo em maiúscula cansa os olhos. Então, preferem usá-las APENAS EM ALGUMAS PALAVRAS, realçando o que consideram mais importante.

Mas há quem vá além e, não bastassem as maiúsculas, TAMBÉM GRIFAM O TRECHO. Pois não basta realçar: é preciso fazê-lo DUAS VEZES.

Calma, que ainda pode piorar. Pois também se encontra, aos borbotões, textos que além das MAIÚSCULAS GRIFADAS, são também multicoloridos. Ah, e também com MAIÚSCULAS GRIFADAS.

Então chegamos ao ponto de termos parágrafos inteiros grifados, azuis ou vermelhos, E AINDA POR CIMA COM AS MAIÚSCULAS. O que é típico de textos que expressam opiniões raivosas, do tipo “protesto é baderna” ou “Brasil vai virar comunista”.

Sorte que em comentários de Facebook não é possível mudar a cor da letra nem grifá-la. POIS IMAGINEM UM COMENTÁRIO TODO COLORIDO E GRIFADO!!!!11!!!

————

Agora, falando sério, umas dicas para o que você escrever ser agradável para quem lê (ou, pelo menos, aos meus olhos):

  • Para realçar um trecho, basta grifá-lo, sem escrever tudo em maiúsculas;
  • Usar cores diferentes para chamar a atenção de um parágrafo “mais importante”, no fundo só me ajuda a ver o conjunto do texto como algo sem credibilidade (fiz isso mais acima só pela galhofa);
  • Exclamar demais passa a impressão de que o autor é uma pessoa extremamente irritada, com a qual qualquer debate vira bate-boca, e por isso a exclamação deve ser usada com moderação;
  • Terminar uma frase com vários pontos de exclamação um ao lado do outro é sinal de muita raiva, ainda mais se a pessoa acaba soltando o “shift” e o “!” vira “1”, numa clara demonstração de irritação que leva o autor a publicar aquilo sem sequer revisar.
Anúncios