Coisas do país do futebol

22 de dezembro, ano quase acabando – mas no final, como já é tradição, se arrasta como nunca. As principais notícias esportivas são especulações sobre transferências de jogadores de futebol. Além, é óbvio, das (atrasadas) obras para a Copa.

Enquanto isso, o Brasil fez história em Belgrado, capital da Sérvia. Na final do Campeonato Mundial de Handebol feminino, a Seleção Brasileira bateu a dona da casa por 22 a 20, conquistando o título pela primeira vez. Uma belíssima página escrita na história do esporte brasileiro.

Não se pode mentir: houve notícias sobre a campanha brasileira. Principalmente quando o Brasil se classificou para a semifinal, um feito já histórico: até então, o melhor resultado da Seleção fora o 5º lugar no Mundial de 2011, disputado no próprio Brasil.

Mas, em nenhum momento houve grande destaque sobre o que estava acontecendo na Sérvia. Para muitas pessoas, uma conquista histórica do esporte brasileiro passou quase despercebida: para saber mais informações, era preciso “correr atrás”, não havia manchetes garrafais nem matérias bem elaboradas.

Alguma emissora de televisão aberta transmitiu a final? Não pergunto para dizer “não”, mas sim porque realmente não sei de algum canal aberto que tenha transmitido a final…

Anúncios