Noites de Moscou

Não recordo bem quando descobri “Noites de Moscou”, popular canção russa. Provavelmente foi procurando vídeos no YouTube sobre a União Soviética – lembro que pensava em escrever um artigo acadêmico sobre o que havia se passado na Rússia pós-1991 e assim buscava reunir o máximo de material sobre o país. Não escrevi o artigo – e dificilmente o farei, pois meu foco acadêmico passou a ser o futebol – mas não tive como esquecer a música.

Esses dias, decidi ir atrás de mais informações sobre “Noites de Moscou”. E descobri algo curioso: a canção foi criada por volta de 1955, com melodia de Vasily Solovyov-Sedoi e letra de Mikhail Matusovsky, mas originalmente se chamava “Noites de Leningrado”. Foi por pedido do Ministério da Cultura da URSS que a música mudou de nome e sua letra foi alterada, trocando as referências a Leningrado (hoje São Petersburgo) por Moscou.

Felizmente, a intromissão estatal não estragou a canção, que no final da década de 1950 tornou-se conhecida internacionalmente. O sucesso se deve sem dúvida alguma à incontestável beleza de sua melodia, mas a letra também é belíssima (se é que a tradução do russo para o espanhol no vídeo abaixo é correta).

Anúncios