Libertadores só no rádio?

Em 2012, diferentemente de outros anos, quem quiser assistir à Libertadores não deve sintonizar sua televisão no Sportv. Os direitos de transmissão por TV fechada para o Brasil pertencem à Fox Sports. Na televisão aberta, a Globo transmitirá os jogos de quarta-feira à noite.

A Fox Sports estreou há poucos dias a sua programação brasileira, já de olho na audiência da Libertadores. Porém, até agora, o canal não está disponível nas principais operadoras de televisão por assinatura, Net e Sky. As negociações para que o novo canal seja exibido parecem longe do fim (há quem ache que é vingança da Globo, o que não é de se duvidar), e por conta disso, ao torcedor do Fluminense que não foi ao Engenhão só resta uma alternativa para acompanhar a estreia de seu time contra o Arsenal de Sarandí (Argentina): o rádio. A não ser que haja bares que assinam operadoras menores que têm a Fox Sports em sua programação.

Certamente os torcedores do Fluminense não são os únicos que torcem para que haja logo um acordo de modo a disponibilizar a Fox Sports nas principais operadoras de televisão por assinatura. Afinal, se depender da Globo, dificilmente se poderá assistir a algum jogo da Libertadores que não envolva Corinthians ou Flamengo (que por terem as maiores torcidas, são prioridade da emissora por “darem mais audiência”). Ruim para quem gosta de futebol e por conta disso adora assistir a jogos de Libertadores, pior ainda para os torcedores dos demais clubes brasileiros na disputa.

————

Tudo isso me fez, imediatamente, lembrar da Libertadores de 2002, competição na qual o Grêmio era um dos favoritos ao título. Os direitos de transmissão pertenciam ao canal PSN (Panamerican Sports Networks); nem a televisão aberta (leia-se Globo) passava as partidas, mesmo com o Flamengo jogando aquela Libertadores. Porém, o PSN fechou as portas no começo daquele ano, deixando os torcedores brasileiros na mão: restava apenas o rádio para acompanhar os jogos, devido à confusão quanto aos direitos de transmissão para o Brasil. Foi quando tive a experiência extremamente agonizante de acompanhar uma partida de volta de quartas-de-final pelo rádio: o Grêmio tinha vencido o primeiro jogo contra o Nacional de Montevidéu por 1 a 0, e assim, podia empatar no Centenário para seguir adiante; derrota por um gol de diferença levaria aos pênaltis, e por dois gols significaria adeus. O Nacional fez 1 a 0, mas o Grêmio empatou e se classificou para enfrentar o Olímpia na semifinal.

Quando o Tricolor entrou em campo no Defensores del Chaco, já tinham se passado quase dois meses daquele jogo contra o Nacional. A Copa do Mundo de 2002 também já era passado. E, enfim, a televisão mostrava o jogo… Deu azar: o Grêmio perdeu por 3 a 2; e na partida de volta, disputada no Olímpico, venceu por 1 a 0 mas acabou eliminado nos pênaltis.

Anúncios

8 comentários sobre “Libertadores só no rádio?

  1. Abrindo uma exceção o Speed Channel (também da rede Fox) está transmitindo o jogo entre Fluminense e Arsenal, contudo, não se manifestam em relação ao jogo do Internacional. Segundo algumas matérias que li, realmente, na tv aberta (Globo) serão priorizados os jogos de Flamengo e Corinthians. Até o Santos, atual campeão e time do craque do momento, terá seus jogos preteridos (previsão de apenas uma transmissão, assim como os jogos do Internacional; não duvido que o único jogo de ambos a ser transmitido seja Santos x Internacional). Nessa história toda minha raiva se divide entre a Globo, que está, sim, fazendo pressão pra cima das operadoras a não fecharem com a Fox; entre a Fox, que provou que seu departamento jurídico é pífio, pois comprou os direitos de uma competição como a Libertadores (e não deve ter pago barato) e não está transmitindo para 70% dos assinantes do país (algo em torno de 8,4 milhões de assinantes (fico imaginando a ira dos anunciantes); e a Sky, minha operadora, que está agindo de forma medrosa, sucumbindo às pressões da emissora do Jardim Botânico. Perde, mais uma vez, o assinante. Se, às vezes, era ruim morrer nos braços do Sportv, agora ficou pior ainda. Nessa briga entre os dois impérios não torço pra lada algum, por não haver a menor possibilidade de se posicionar de forma ideológica. Que se ferre a Globo? Talvez, mas torcer pro time do Rupert Murdoch também não dá.

  2. Pingback: Sul 21 » Libertadores só no rádio?

  3. Putz, também fui nesse jogo em Montevideo. MUITO MASSA. Experiência inesquecível que não teria tido se a PSN ficasse no ar. VALEU, PSN!

    Tem muita teoria da conspiração aí. Acho que também tem amadorismo do pessoal da Fox Sports. Não se pode OBRIGAR nenhuma operadora a inclui-los na grade de programação e não sabemos o teor/termos da negociação. A postura da Fox claramente é jogar o público contra as operadoras, mas será que é tão simples assim?

  4. Bah… LA no radinho? Escutar jogos pelo radinho é tenso, o cara tá no meio de campo com a bola e parece que está na cara do gol! rsrsrsrsrsrs
    Se para quem vai torcer já vai ser duro imagina para quem ficou de fora e vai ter que secar pelo radinho? rsrsrsrs

  5. Você sabe quem é o dono da FoxSport? A Fox Latin American Channels, que é nada mais nada menos que propriedade da News Corporation. E sabe quem é o proprietário da News Corporation? Ele mesmo: MURDOCH….Este mesmo que apoiou o SOPA, dono de um jornal britânico que se envolveu em um escândalo de grampos telefônicos. Você realmente acredita que a Globo tem poder de “pressão” contra este cara? O maior magnata da mídia do mundo? Seria como o Abílio Diniz exerce alguma pressão a contra a Wall Mart, não teria a mínima chance. É mais fácil a FoxSport (o Murdoch) exercer alguma pressão contra a Globo, do esta última contra o FoxSport….Não estou defendendo a Globo (pelo contrário, ela é mais suja do que pau de galinheiro), mas não se esqueça que vivemos sob a plutocracia capetalista, onde o mais rico é quem manda….Como os Murdoch tem muitíssimo mais dinheiro do que a Globo….

  6. donos e diretores da globo são um filhas puta, repito varias vezes filhapuuutaaaa. os outros clubes brasileiros, teriam que fazer uma reunião e não deixar a globo trasmitir seus jogo. eles que organiza um campeonatro entre corinthians e flamengo so. vagabundos . ha a sky que resolva logo, porque aqui em angatuba/sp, a maioria vai cancelar a assinatura

Os comentários estão desativados.