30 jogos históricos

Dia desses, um de meus amigos no Facebook postou um vídeo de um jogo, que era o primeiro de uma série chamada “30 dias de futebol”: a cada dia, falaria sobre um jogo que lembrasse muito alguém, ou que tivesse feito rir, chorar etc.; assim como sobre alguns jogadores e treinadores.

Pensei em fazer a lista e já ir escrevendo os meus 30 textos pro Cão. Mas decidi por algo que considero melhor: simplesmente lembrar 30 jogos históricos, por quaisquer critérios. Uma espécie de “Top 30”, que já cheguei a pensar em fazer apenas para jogos que assisti; mas aí a lista ficaria mais pessoal do que histórica – e nessa estou com mais vontade de ser historiador.

Mas, como tenho o costume de ser honesto, faço questão de lembrar que “tenho lado” nessa: leia-se “sou gremista”. Poderia simplesmente excluir todos os jogos envolvendo o Grêmio, mas isso não faria a minha lista ser “imparcial” – pois teria assim de partir do pressuposto de que “jogo do Grêmio não vale”. Sem contar que dentre os 30 jogos (que ainda não listei), haverá pelo menos um Gre-Nal.

Em breve, começo a postar sobre os jogos. A ordem será cronológica, pois não é possível definir qual partida é mais histórica: cada uma delas teve muita importância no momento em que foi disputada.

5 respostas em “30 jogos históricos

  1. Cara, eu sou viciado em fazer listas. Meu critério principal: seguir apenas um critério, o valor para mim! Exemplo: Qual o melhor filme da história? O que teve maior bilheteria? O mais técnico? NAO! Certamente é o que mais “balancou” o cara, que mais foi histórico para o teu entendimento, de acordo com a emoção do momento. Então, essa tua lista tem que seguir esse critério! Certamente a batalha dos aflitos foi muito mais marcante do que Brasil x Itália de 94! Ou para um colorado o Independiente x Inter de 2010 significa mais do que histórico Palmeiras 3×4 Vasco. De qualquer maneira, dá pra quebrar os neurônios bolando a lista.
    Aliás, de quem foi essa idéia original? Pode citar o nome? quero parabenizar o cara, pq provavelmente vou copiar :)
    Abraco e to esperando a lista!

    • Na verdade terá o critério “valor para mim”, mas pesando o lado “profissional”, hehe… Mas penso também em fazer uma lista “pessoal”.

      Obviamente a Batalha dos Aflitos estará na lista (e o Brasil x Itália de 1994 não – preferi citar um jogo da Romênia de Hagi e outro da Bulgária de Stoichkov…). E aquele Palmeiras x Vasco de 2000 foi literalmente DE OUTRO MUNDO, que jogo!

      O autor eu não sei, tem uma página no Facebook sobre a ideia, em inglês.

  2. Pingback: Mudança na lista dos 30 jogos | Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s