Grêmio praticamente fora da Libertadores 2012. Que bom!

Foi constrangedora a atuação do Grêmio ontem. Levou só 3 a 1 do Figueirense em pleno Olímpico, e com isso, é muito improvável que consiga disputar a Libertadores de 2012.

Sabem de uma coisa? Isso é ótimo!

Obviamente não estou contente com a derrota, ainda mais do jeito que ela veio: beirando a humilhação. Mas de tudo se pode tirar uma lição, o que é algo positivo. E neste caso, ela é a de que é insanidade acreditar em vaga na Libertadores do próximo ano. Ficou claro que o objetivo do Grêmio no Campeonato Brasileiro está praticamente garantido: a permanência na Série A. (Até porque ir à Sul-Americana é fácil demais, é quase a mesma coisa que escapar do rebaixamento, dado o exagerado número de vagas para o Brasil.)

Eu quero que o Grêmio dispute a Libertadores para ganhá-la, e não apenas para fazer figuração – opinião que compartilho com o Igor Natusch. E para isso é preciso planejamento a médio e longo prazo, o que tem sido raridade nos últimos tempos em se tratando do Tricolor.

Na atual situação financeira do Grêmio, o melhor é começar “comendo pelas beiradas”, como somos sempre ensinados quando crianças. É fato que o clube precisa voltar a ganhar um título além de Gauchão e Série B, e quebrar a escrita de 10 anos sem conquistas de verdade, mas querer logo a Libertadores é sonhar alto demais neste momento.

Por que não se dedicar a ganhar a Copa do Brasil (que foi justamente a última conquista de verdade do Grêmio)? Ela não demanda um plantel tão caro quanto um Campeonato Brasileiro, é um bom atalho para a Libertadores (sempre ela…) e, melhor ainda, termina no meio do ano. Sobra assim bastante tempo para buscar jogadores bons e baratos e, desta forma, montar um time em condições de conquistar La Copa sem precisar de muitos recursos financeiros.

Mas, é óbvio não irei torcer contra o Grêmio, mesmo que ele corra o risco de se classificar para a Libertadores do ano que vem e, assim, de não poder disputar a Copa do Brasil. Quero que ganhe os próximos jogos, para assim garantir matematicamente a fuga do rebaixamento – e provavelmente uma vaga na Copa Sul-Americana – e, principalmente, que anule Ronaldinho na partida do próximo dia 30 contra o Flamengo (se é que o ex-gremista terá coragem de vir ao Olímpico).

Mas assim que realmente não houver mais nenhum risco, que se ponha a gurizada a jogar e já se comece a buscar jogadores (e também um treinador, já que Celso Roth tem, sim, prazo de validade) para 2012, de modo a que o último ano do Olímpico Monumental não seja tão melancólico quanto o penúltimo.

Anúncios

5 comentários sobre “Grêmio praticamente fora da Libertadores 2012. Que bom!

  1. “Praticamente”?
    Nosso Grêmio, penso eu, após o triste episódio ‘Guerreiro-ISL’, que culminou com ,ais um rebaixamento em 2004. andou pára trás, muito, muito para trás. Retrocedemos imensamente. Precisamos, talvez, mais do que apenas um bom planejamento. Creio que necessitamos de um verdadeiro recomeço. Repensar o Grêmio, refazer o Grêmio, reerguer o Grêmio. Não deve ser tão difícil, afinal, não estamos em busca de algo novo ou desconhecido, apenas buscamos um reencontro com ‘nosso velho Grêmio de guerra, aguerrido, atrevido, valente, vencedor.
    Apenas, amigo, já não tenho tanta certeza de que seja mais difícil conquistar a Libertadores do que a Copa do Brasil, basta que percebamos que, nos últimos anos, a grande maioria dos títulos continentais têm mesmo acabado com algum clube brasileiro. Não tem sido necessário enfrentar, para a conquista de qualquer uma destas copas, mais do que um, eventualmente dois, adversários realmente difíceis.
    Enfim, já é mais do que hora de acertar o rumo. Não precisamos reinventar nosso Imortal, apenas temos que reencontrá-lo, pois o perdemos em algum lugar entre a última década do Século passado e a primeira deste. Em algum lugar ele deverá estar.
    No Humaitá?
    Quem sabe?
    Feliz 2012, amigo. 2011 já era.

  2. Caro Rodrigo, pelo que sei da nov tabela 2011, a Copa do Brasil só termina no final do ano.
    Espero que o Grêmio esteja desmotivado na última rodada, pois quero crer que nós colorados estaremos brigando por algo mais e precisamos vencer o Grenal.

  3. Pingback: Ganhamos do Santos lá… | Cão Uivador

Os comentários estão desativados.