Dividocracia

Um excelente documentário sobre a crise grega, disponibilizado com legendas em português pelo João Martins, do Movimento Apartidário da Cidade de Loulé.

O vídeo, produzido por jornalistas independentes gregos, demonstra como a Grécia chegou à situação vivida hoje: após a ilusão de que o país viraria “potência econômica”, resta agora a dívida impagável (e imoral, visto que contraída sem o conhecimento do povo) e a necessidade de lutar contra o “remédio” imposto pelos organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, União Europeia etc.) que simplesmente transfere a conta para os cidadãos. Aliás, ocasião na qual o sistema capitalista mostra, através do gás lacrimogêneo e dos cassetetes dos policiais, o quão “democrático” é.

São as mesmas medidas que no passado foram aplicadas na Argentina, levando boa parte do povo à miséria e provocando uma revolta popular que pôs para correr o presidente Fernando de la Rúa em dezembro de 2001.

Assista:

6 respostas em “Dividocracia

  1. Não se pode perder de vista que contribuiu muito para a explosão da dívida grega, assim como de outros países, o resgate dos bancos em crise pelos governos. É importante salientar isso porque o discurso dominante, ao ocultar esse fato importantíssimo, passa para a opinião pública a impressão de que tal situação foi resultado dos “privilégios” que o povo tinha (tsc!). Os liberais, por exemplo, culpam o welfare state, como se a Grécia tivesse welfare state…

  2. Olá Rodrigo,

    É só para mandar um grande abraço daqui de Portugal. A luta da cidadania tem que ser global. E a blogosfera é um suporte transnacional por excelência da divulgação de ideias que possam contribuir para um mundo mais justo.

    Um grande abraço
    João Martins

  3. Pingback: Memórias do Saque | Cão Uivador

  4. Pingback: Catastroika | Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s