Palhaçada

Sexta-feira, aconteceu em Porto Alegre uma insólita passeata contra “a bagunça do ENEM”. Mesmo que os problemas tenham afetado muito poucos, e que o Ministério da Educação já tenha tomado providências, estudantes saíram às ruas usando narizes de palhaço.

Simplesmente ridículo: um protesto com todo o jeito de ter sido arregimentado* por cursinhos pré-vestibulares (afinal, eles lucram menos com o ENEM) e cujos participantes mais parecem felizes – afinal, estão saindo na TV, no jornal – do que indignados.

Tinha gente até propondo anular o ENEM! Pois é: se uma pequena parcela já havia sido prejudicada pelos problemas com as provas, é óbvio que anular o exame significa prejuízo para a esmagadora maioria.

O que se percebe, é que o ENEM foi a largada do “terceiro turno” da eleição de 2010 – assim como foi o “caos aéreo” em 2006.

————

* Pergunta que não quer calar: aqueles direitosos que chamavam os estudantes que protestavam contra a corrupção no (des)governo Yeda de “massa de manobra”, onde estão???

Anúncios

2 respostas em “Palhaçada

  1. Pingback: Tweets that mention Palhaçada « Cão Uivador -- Topsy.com

  2. Camarada Rodrigo eu discordo completamente da sua posição. O ENEM é um mecanismo que elitizará ainda mais o ensino superior no Brasil ao contrário do que diz a propaganda governista. Os cursinhos pré-vestibular já estão se adaptando e criando modalidades pré-ENEM. No ato ao qual o camarada se refere haviam até militantes de esquerda, inclusive do PSTU.
    Nós, progressistas, temos que defender a ampliação com qualidade do ensino superior e não planos como o Reuni criado pelo Governo Lula, que são indicados pelo Banco Mundial, e que vão transformar as universidades públicas em distribuidoras de diplomas. Se FHC permitiu a expansão sem qualidade do ensino superior privado, Lula está fazendo isso com as universidades públicas.
    O terceiro turno é a aplicação prática das políticas para além do país das maravilhas pintado na propaganda eleitoral. E nós temos que resistir a elas. O ENEM é uma tragédia estratégica e tem se demonstrado um retumbante fracasso prático!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s