Os “atletas de verão”

Incrível: basta dar um dia de calor, que vai todo mundo pros parques caminhar ou correr.

Caminhar faz bem à saúde: afinal, movimentando o corpo, fazemos o sangue circular, eliminamos colesterol… Tanto que os médicos sempre recomendam ao menos que seus pacientes caminhem bastante. É até melhor do que correr – inclusive porque isso depende muito do fôlego do camarada: se for gordinho é mais complicado; depois de jogar fora alguns dos quilos excessivos, aí fica melhor.

Porém, onde estão todos os “fora de forma” durante o inverno? Em geral, comendo (e me refiro à alimentação). Só lembram de fazer algum exercício quando a temperatura sobe.

E aí é muito fácil perceber que essas pessoas não estão tão preocupadas assim com sua “saúde”, ela é apenas uma desculpa. O que querem mesmo é “preparar o corpo para o verão”, para poderem se exibir na praia. Mais do que um lugar para se fugir do calor insuportável da cidade grande, ela também é uma espécie de “mercado de corpos”, no qual tem maior valor o corpo mais “sarado”.

Daí as academias de ginástica começarem a ter mais movimento quando começa a primavera: em tese nada impede um friorento (que tenha condições de pagar, é óbvio) de se exercitar durante o inverno em Porto Alegre, já que as academias geralmente têm ar condicionado. Num parque como a Redenção é mais complicado, reconheço, pois as chuvas de inverno não costumam passar tão rápido quanto as de verão; e com a maravilhosa drenagem do parque, tudo fica enlameado por vários dias após a chuva parar – o que impediu que eu caminhasse mais vezes durante o inverno.

Mas, mesmo os que podem pagar por uma academia esquecem de sua “saúde” já no outono. Usam a desculpa do frio para ficarem em casa, parados, comendo, e reclamando que o inverno não termina nunca… Como se uma boa caminhada não esquentasse o corpo a ponto de até sentirem menos frio. (Aliás, acho bem melhor caminhar no frio, aquecendo o corpo mas sem suar em demasia como no verão.)

E aí, quando chega a primavera, vão correndo se exercitar para mostrarem sua “saúde”, recuperando assim o tempo perdido que o inverno a preguiça impôs.

Anúncios