Presente melhor, não podia haver

No dia em que o Grêmio completa seus 107 anos, nada melhor do que um jogo como o de hoje à noite.

Grêmio x Palmeiras, Renato x Felipão. Renato e Felipão na mesma noite, no Estádio Olímpico. Dois personagens históricos do Tricolor, numa partida que faz relembrar aqueles inesquecíveis confrontos dos anos 90 entre Grêmio e Palmeiras. Época em que os dois clubes encontraram-se várias vezes em mata-matas, com direito a muitas brigas.

O primeiro confronto foi pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1990. No jogo da ida, em São Paulo, 1 a 0 para o Palmeiras. Mas no Olímpico, o Grêmio fez 2 a 0 e se classificou para a semifinal.

Na Copa do Brasil de 1993, Grêmio e Palmeiras se enfrentaram nas quartas-de-final. Dois empates em 1 a 1, em São Paulo e em Porto Alegre; nos pênaltis, 7 a 6 para o Grêmio, classificado.

A primeira briga aconteceu pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 1995. No jogo da ida, 1 a 1 no Olímpico. Uma semana depois, no Parque Antarctica, o Grêmio chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo, mas ainda na etapa inicial, após confusão, teve três jogadores expulsos (Dinho, Arílson e Luís Carlos Goiano), ficando com dois homens a menos (o palmeirense Mancuso também levara o vermelho). Acabou cedendo o empate em 2 a 2, resultado que classificou o Tricolor por ter marcado mais gols fora de casa.

Três meses depois, pela Libertadores, novo confronto. E nova briga. Na partida de ida, disputada no Olímpico, 5 a 0 para o Grêmio e uma confusão que deixou o jogo parado por 15 minutos – foi a famosa voadora de Dinho sobre Válber. Uma semana depois, no Parque Antarctica, o que parecia resolvido tornou-se dramático: 5 a 1 para o Palmeiras, e por pouco o Tricolor não perdeu a vaga.

Pela Copa do Brasil de 1996, Grêmio e Palmeiras se encontraram na semifinal. O primeiro jogo foi em São Paulo, e deu Porco: 3 a 1. A missão do Grêmio no Olímpico ficou complicada: precisaria fazer 2 a 0, ou vencer por três gols de diferença, para se classificar. O Palmeiras saiu na frente, mas o Tricolor virou para 2 a 1, resultado insuficiente para obter a vaga na final; não fosse o gol legal de Jardel anulado no final, acabaria 3 a 1 e a definição seria nos pênaltis. Resultado: nova confusão.

Meses mais tarde, mais uma vez, Grêmio e Palmeiras se viram frente a frente num mata-mata: eram as quartas-de-final do Campeonato Brasileiro. Como a melhor campanha era do Palmeiras, o primeiro jogo foi em Porto Alegre, e o segundo em São Paulo. No Olímpico, 3 a 1 para o Tricolor, de virada. A partida da volta, disputada no Morumbi, foi dramática em seus minutos finais, quando o Palmeiras fez 1 a 0; mais um gol daria a vaga ao Porco. Mas o Grêmio segurou, e seguiu em frente para conquistar seu segundo título brasileiro. Nestas partidas, incrivelmente, não houve nenhuma briga.

Desde então, nunca mais Grêmio e Palmeiras se enfrentaram em um mata-mata.

Anúncios

41 respostas em “Presente melhor, não podia haver

  1. Bons tempos em que futebol era coisa de homem, carrinho era permitido, podia-se beber cerveja nos estádios, Libertadores não tinha time “convidado”, e o mundial não era um torneio de verão da FIFA para promover o futebol em países onde não há esse esporte.

  2. E por falar em portoalegrense… Ouvi dizer que viraste agente de uma rede wesleyana de ensino. Meus parabéns.

  3. Como torcedor do MAIS Internacional do Sul, primeiro clube a extrapolar as fronteiras do Mampituba, 101 anos na Primeira divisão, parabenizo os que não suportaram nem 100 anos na Primeira divisão e que “saíram daqui” depois da gente, pelo dia de hoje!

    Sport Club Internacional
    Desde 1975 atravessando fronteiras sem cair em rincões de Segunda.
    O mais Internacional do Sul.

  4. Ue mas o nome da Instituicao nao sugere isso mesmo. Que seja INTERNACIONAL. Nada mais correto que o INTERNACIONAL seja o mais INTERNACIONAL do sul do brasil. Um pouco atrasado e verdade mas chegou la. Parabens gremio por esse grande dia.

    • Hum… bela enroleba, já que não tem como esconder os fiascos!
      Mas em 91 pelo o que eu saiba o Grêmio sequer tinha 100 anos e cairia pela segunda vez um ano após o centernada (nem Gauchão). Ou seja, não suportou 100 anos na Primeira Divisão… KKK

      • Se o Grêmio não suportou 100 anos na Primeira Divisão, e sim 88 (idade que tinha em 1991) – o que de qualquer forma é uma grande bobagem, visto que o sistema de divisões no Campeonato Brasileiro só começou a ser adotado em 1988, o Inter passou 97 anos sem ser campeão da Libertadores (enquanto o Grêmio levou bem menos tempo).

        • O camarada acha bobagem um time não possuir a mancha da Segundona? Cacildes… KKK

          Quando vocês levantam esse argumento fraquinho do tempo (que é a única coisa que tem pra dizer) me vem na memória que o São Paulo levou, em relação ao Santos, 30 anos para ganhar uma LA. Como hoje o São Paulo tem mais títulos internacionais que o Santos, teria cabimento eles dizerem que ganharam antes? O mesmo se dá aqui no pago: qual o sentido de se dizer para o “mais Internacional do Sul” que ganhou antes?

          Ou ainda pensando de outra forma: imagina dois rapazes. Um que perdeu a virgindade com 14 anos e outro que perdeu com 20. Só que o de 14 acabou casando com a primeira mulher que lhe deflorou, enquanto que o de 20 tá passando o rodo em todo mundo. Nessa conjuntura, teria sentido o de 14 querer zombar do de 20 por ter se desvirginado antes?

          • Só para que não fique nenhuma confusão: no exemplo dos rapazes eles teriam a mesma idade, digamos, 28 anos.

  5. a selecao brasileira de 56 estava vestida com a camisa do inter? kkkkkk Quanto a participar ou nao participar desbravar ou nao desbravar chegar ou nao chegar primeiro o gremio foi o primeiro clube gaucho a disputar a taca brasil em 1959 se isso serve de consolo.

    • Só faltou a camisa da seleção ser vermelha em 56 porque quase todos os titulares eram do Rolo Compressor.
      Sua sabonetada é um pouquinho diferente já que além de ter participado pela primeira vez da LA o Inter foi o primeiro a chegar em um final de LA. O Grêmio embora tenha participado da Taça Brasil primeiro não foi o primeiro a chegar em uma decisão de torneio nacional. Isso quem fez foi o Inter no Robertão de 1968.

      • O Grêmio embora tenha participado da Taça Brasil primeiro não foi o primeiro a chegar em uma decisão de torneio nacional. Isso quem fez foi o Inter no Robertão de 1968.

        Negativo.

        O Robertão não tinha final, e sim um quadrangular final – o campeão era quem fizesse mais pontos. Grêmio e Inter chegaram a este quadrangular em 1967, junto com Palmeiras e Corinthians.

        • Aí depende. A semifinal da LA até um tempo era dividida em 2 grupos de 3 times cada. E até hoje se diz que o time tal chegou na semifinal da LA com essa fórmula.
          Mesmo assim o que fica da correção do camarada, no caso o ano (1967), é que quem chegou mais perto de novo foi o Inter que terminou em 2º. O Grêmio, por sua vez, ficou na lanterna (desde lá já gostava de lanternas KKK)

      • O Everaldo foi o primeiro jogador de um time do Rio Grande do Sul a ser campeão mundial. Achas isso pouco?

        O Taffarel e o Dunga não contam, em 1994 eles não jogavam mais no Inter!

        Já em 2002, de novo um jogador do Grêmio foi campeão: Ânderson Polga.

        • O Renato quis comparar um jogador isolado de um clube (no caso o Everaldo) com um clube ser a base de uma seleção (como o Inter em 56). Isso é pouco sim!

          Obs: Antes que eu seja mal interpretado: o título do Everaldo não foi pouca coisa, o que foi pouco foi a comparação da contribuição de um clube com um jogador para a seleção com outro que foi a base!

  6. bah vermelhinho que oportunismo hein. O TIME COM MAIS TITULOS INTERNACIONAIS DO SUL DO BRASIL. Quem nao conhece a rivalidade gre-nal pensa que o ex-municipal momentaneamente internacional e eternamente fifa tem uma longa supremacia de titulos internacionais pra cima do gremio. Quantos titulos a mais do que nos voces tem ? 1 2? o gremio ja esteve muito mais frente sem contar as inumeras participacoes em competicoes estrangeiras. E te digo mais: nao troco um titulo do gremio pelo que voces ganharam nos ultimos anos. Quem come depressa acaba nao matando a fome.

    • Oportunismo não, realismo. Ou é mentira que é o Inter o time do Sul com mais títulos internacionais?
      Curiosa essa acusação de “comer depressa”. Veja que acabamos com a refeição de vocês em apenas 4 anos. Mas você está certo em uma coisa: não estamos saciados não, tanto que no final do ano lutaremos por “papar” o Bi Mundial e ano no que vem já estão no cardápio o Tri da América e o Bi da Recopa! KKK
      Como disse anteriormente cada um valoriza o que tem. Eu também não trocaria o mais mixuruca título conquistado pelo Inter nos últimos anos por uma Série B como a de vocês. E compreendo que você não queira trocá-la por qualquer título do Inter, afinal ela era a Copa do Mundo de vocês, porque imagina o que teria acontecido se não tivesse subido? Até porque, pelo menos por enquanto, as viradas de mesa (como a de 1992) estão suspensas né? KKK

      • Virada de mesa em 1992???

        Pois o camarada precisa saber que O REGULAMENTO PREVIA que 12 times subiriam naquele ano.

        Foi para dar uma ajudinha ao Grêmio? Óbvio que sim. Mas tivemos de jogar a Série B, bem diferente do Fluminense, que caiu em 1996 e jogou a Série A em 1997 (para cair de novo!) – aquilo sim foi virada de mesa, simplesmente desprezaram a classificação do campeonato anterior.

        http://gremio1983.blogspot.com/2007/01/placar-ataca-novamente.html

        • Oh camarada… que isso! És um cidadão inteligente, politizado. Sabes muito bem que em inúmeras vezes a “legalidade” é feita para encobrir as maracutaias. O próprio camarada reconheceu que o regulamento foi para beneficiar o Grêmio.
          “Nunca antes na história desse país” a Série B subiu tantos clubes. Foi uma vergonhosa virada de mesa chamada de “regulamento”! KKK

  7. quem e que citou serie b aqui vermelhinho? Pois e pra colorado tudo acaba se resumindo em serie b pois os argumentos deles sao muito toscos alem de serem mal informados em relacao ao gremio dizendo que o tricolor subiu no canetaco em 1992. Sao preguicosos nao procuram saber a verdade a respeito das coisas. Houve boatos e espalha por ai e de tanto repetir acaba virando verdade somente para eles. Agora pra descobrir os podres do seu clube nao fazem muito questao de saber alem de serem especialistas em tentar diminuir as conquistas dos outros para engrandecer as suas. Sera porque o inter esconde tao bem e o gremio nao sabe esconder? Mas eu tambem conheco muitos podres do inter so que eu vou nao vou da uma de joao sem braco apontando erros e acertos do clube ao longo da historia. Prefiro enaltecer as conquistas do meu clube e ninguem aqui citou a serie b. Falei de titulos importantes do gremio que nao os trocaria pelo os do inter. E eu nao estou diminuindo as conquistas do inter dizendo que as nossas sao melhores. So estou valorizando as minhas conquistas coisa que parece os colorados nao sabem fazer muito bem. E pra mim e oportunismo sim ao tentar manipular a historia ao seu bel prazer dizendo que o inter foi pioneiro nisso desbravou primeiro isso e hoje e mais aquilo. Eu penso da seguinte forma: voces foram pioneiros NACIONALMENTE porque afinal de contas alguem tem que comecar primeiro ne. Naturalmente disputaram a libertadores. Em 1976 e 1977 cairam se eu nao me engano pro cruzeiro e em 1980 perderam a decisao em 1980 para o nacional UM TIME URUGUAIO ou seja morreram afogados no Rio Uruguai. Ai o gremio mostrou ao coirmao mais novo como se deve fazer. Ganhou o brasileiro a libertadores(depois de sair na primeira fase em 1982) e o mundial(tudo na sequencia) coisa que o inter nunca fez ate hoje. Portanto ja em 1983 o gremio ja tinha todos os titulos possiveis que se podia ter aquele momento. Em 1989 ganhou a primeira copa do brasil depois repetiu os titulos e ainda ganhou a recopa. Resumo da historia: o inter deu o passo inicial e o gremio foi mais alem ganhando tudo. E hoje o inter chegou aonde o gremio ja tinha chegado e foi um pouco mais alem. Mas quem ganhou de fato todos os titulos possiveis primeiro foi o gremio. Agora voces podem ganhar a quantidade de titulos que voces quiserem os campeonatos que voces quiserem ate cuspi a distancia se preciso for irem ate a lua desbravar marte botar estrelas coroas e afins na camisa manter contatos com a fifa ou ate mesmo pedir para o papa abencoar os titulos do inter kkkkkk. Mas uma coisa eu te digo: Ninguem acabou com a refeicao gremista. Apenas deixamos a comida permanecer por um pouco mais tempo na boca para que possamos degustá-la com mais calma mas nem por isso deixaremos de comer mais pois sabemos que a fome logo bate de volta e temos que reiniciar tudo de novo pois o ciclo continua. Quanto a voces so digo o seguinte: Quem vai muito depressa ao pote pode acabar se engasgando hehehe. Mas e so um aviso viu.

  8. quanto a taca brasil e ao robertao tu tens razao. O gremio nao chegou a lugar algum na taca brasil e o inter teve melhor desempenho no robertao do que o gremio. Mas como eu digo alguem tem que comecar alguma coisa ne assim como o gremio que iniciou todo esse processo em 1903 hehehe.

  9. “cada um se basta com o que tem ne” kkkkk. Pois e naquele mar de craques que jogava na selecao brasileira na copa de 70 existia um gaucho que era negro e gremista. Podia nao ter grandes qualidades tecnicas( mais um ponto a favor dele) mas se dedicou e muito pela selecao e hoje esta na historia do futebol gaucho. Agora eu nao sei se aquela selecao de 1956 marcou tanto quanto o Everaldo na selecao da copa de 70.

  10. quanto a ficar 105 anos na primeira divisao isso so foi uma tirada porque voces se vangloriam tanto de estar ha 101 anos na primeira divisao( acho que a coisa que mais se vangloriam) que a gente tem que ficar dando risada mesmo hehehe. Nao se trata de esconder os fiascos. Os fiascos fazem parte da nossa historia e servem de aprendizado para o futuro. Mas nem por isso vou deixar de enaltecer as conquistas do gremio por causa das derrotas que teve no passado. No final pra torcida e isso o que interessa. Nao adianta ficar se lamentando. Tem que se reerguer e seguir em frente.

  11. E tem mais: se eu tivesse ficado satisfeito com os titulos do gremio e nao tivesse mais refeicao para comer eu nao estaria aqui conversando contigo pois o gremio ja tinha papado tudo antes deixando poucas migalhas para os outros comerem kkkkkk

  12. Agora chega de comentários nesse post.

    A culpa foi minha, de liberar a primeira flauta – afinal, esse blog é GREMISTA, e quem é colorado pode muito bem ir a blogs colorados para fazer piadas sobre o Grêmio.

    Assim, liberei os últimos, e agora fecho essa postagem para comentários.

Os comentários estão desativados.