Renato Portaluppi

Eu não era favorável à contratação de Renato Portaluppi para treinar o Grêmio. Ainda não o acho um bom treinador.

Todos lembram que o Fluminense foi campeão da Copa do Brasil de 2007 e vice da Libertadores de 2008 com Renato na casamata. Mas depois da derrota na decisão contra a LDU, o Flu, que já estava mal no Campeonato Brasileiro, continuou mal. Renato não conseguiu fazer o time reagir e acabou demitido para, ao final do ano, assumir o Vasco que desabou para a Série B. Em 2009, Renato voltou ao Tricolor carioca, que estava ainda pior que em 2008, e não durou muito tempo – no final, foi Cuca (com uma boa ajuda de Fred, é verdade) que conseguiu “a la Grêmio 2003″ manter o Fluminense na elite.

Renato é o maior ídolo da torcida do Grêmio – ai é que está o problema. É amado até por aqueles gremistas cujos pais sequer se conheciam no glorioso 11 de dezembro de 1983. Ao assumir a casamata tricolor, Renato arrisca sua condição de “deus”, para tornar-se, em caso de uma sequência de maus resultados, o “burro”.

Mas, ao mesmo tempo, também pensei em algo: Renato poderia muito bem ter optado por permanecer no Bahia, onde ele não tem “um passado a prezar” (já que sua história lá se restringe a 2010 – no Tricolor baiano a única pressão se deveria ao fato de um clube com tanta tradição e uma torcida apaixonada estar há tanto tempo longe da Série A) e também está sempre perto da praia – que ele tanto gosta -, ainda mais numa cidade como Salvador, onde é verão o ano inteiro. Mas aceitou vir para Porto Alegre, no inverno (que para mim está no mesmo nível de idolatria que Renato, mas sei que muita gente pensa diferente…), para tirar seu clube do coração da má fase que enfrenta. Renato sabe que corre o risco de ser chamado de “burro” pela mesma torcida que tanto o idolatra, caso não dê certo.

Isso quer dizer então que Renato terá sucesso no Grêmio? Claro que não – é preciso esperar para ver. Mas ele demonstrou que não teme o risco de “manchar” sua gloriosa história no Tricolor.

E, se eu acho que Renato não deveria ser contratado devido ao que escrevi no começo do post, ao mesmo tempo espero, em dezembro, ser esculachado por conta dessas mesmas linhas, devido à reação do Grêmio no Campeonato Brasileiro e ao possível título da Copa Sul-Americana – afinal, quem é gremista torce para que o Grêmio ganhe sempre, e não para que tudo dê errado apenas por não gostar de determinado dirigente ou para não ter de dar o braço a torcer.

Dá-lhe, Renato!

11 comentários sobre “Renato Portaluppi

  1. Acho o Renato um bom treinador. E o time do Grêmio também é bom. E, na pior das hipóteses, acredito que ele consiga motivar os caras.

    Agora, vir treinar o clube que o tem como um Deus, em situação complicada e arriscando sua “divindade” é coisa de quem tem MUITOS culhões.

    • Esse time do Grêmio é, de fato, bom – assim como era aquele Flu de 2007/2008 (que depois perdeu o rumo naquele Brasileirão, mas se não tivesse começado com o time reserva – que só perdia – teria uma situação mais confortável e não iria mal). Não acho que o Renato irá rebaixar o Tricolor, como torcem alguns colorados recalcados (porra, estão na FINAL da LIBERTADORES e têm uma preocupação maluca com o Grêmio, por que será???).

  2. Eu duvido que a torcida vá atacar o Renato. Vão dirigir a sua ira para a direção!

    Antes eu achava que o Grêmio não ia cair. Agora, com a vinda do Renato, se torna um forte candidato ao rebaixamento. Ele já caiu com o Fluminense e o Vasco e só não caiu ano passado de novo porque foi substituído (pelo Cuca que é ruim pacas!). Trouxeram um bi-rebaixado para um clube bi-rebaixado! Coerente! KKK

    De minha parte não desejo o rebaixamento do Grêmio este ano. Porque? Porque a alegria nunca é total! Estamos aí perto de se tornar bi da América e do Mundo. Se o Grêmio caísse de novo a alegria seria total! Alguns gremistas inclusive preferem cair de novo do que ver o Inter no topo do Mundo mais uma vez! Eu não sou tão malzinho assim! Até não me importaria se o Grêmio ganhasse a Sulamericana e o Inter o Mundial. Inclusive já fiz essa “proposta” de “acordo” “ganha-ganha” para vários gremistas, mas eles rejeitam e preferem a Segundona de novo… KKK

      • Só porque eu fiz um comentário sobre a contratação do Renato não significa que eu esteja preocupado com o Grêmio. Quem se preocupa com morto é praticante de espiritismo. E esse não é o meu caso… KKK

        Agora o Colorado é que não sai da cabeça e de vários gremistas: tanto que preferem cair de novo do que ver o seu time campeão da Sulamericana e o Inter do Mundo. Que recalque hein? KKK

        • “Quem se preocupa com morto é praticante de espiritismo. E esse não é o meu caso…”

          Não parece…

          É, o Inter tanto não sai da minha cabeça, que escrevo um monte sobre ele aqui, né? ;)

          • O camarada deveria, como não fez em tempos anteriores, ler o meu sarcasmo como um alerta e não como “preocupação com defunto”. Ou é mentira que o Renato fala pelos cotovelos e depois termina na Segundona?

            Sobre o Inter me referi a maioria dos gremistas e não ao camarada. Mas eu duvido que você fecharia comigo aquele acordo “ganha-ganha”. Fecharia?

            • Se o Renato “fala pelos cotovelos e depois termina na Segundona”, me explica o que aconteceu em 2007, quando o Flu ganhou a Copa do Brasil e acabou em 4º lugar no Brasileirão…

              E eu não fecharia nenhum “acordo ganha-ganha”, pois preferiria ver o Grêmio ser campeão independentemente do resultado do rival.

  3. Morder a língua é muito bom numa hora dessas. Posto esse comentário no dia 03 de dezembro, e daí é fácil, né? Embora tivesse o apoio da maioria da torcida, muitos gremistas pensavam que não era o momento ideal para o Renato. Ainda bem que ele está conseguindo superar as desconfianças. Acho que o ano de 2011 é promissor.

Os comentários estão desativados.