Rua Pelotas cada vez menos verde

Foi na segunda-feira, por volta do meio-dia. Naquele momento, a Rua Pelotas passou a ter um jacarandá a menos.

A árvore não foi derrubada pelo vento, pois apenas chovia, não era temporal. Simplesmente caiu, o que não é nada surpreendente, dado o estado delas.

Jacarandá com o tronco oco, que acabou sendo cortado em julho de 2009. Foto obtida em 1º de novembro de 2008.

Como ficou o local após o corte da árvore. Foto obtida em 31 de outubro de 2009.

Do jeito que a coisa vai, as gerações futuras que quiserem conhecer o túnel verde que embeleza (até quando?) a Rua Pelotas terão de recorrer a álbuns de fotos antigas (quando 2008 e 2009 forem anos “distantes”) ou a relatos de quem o conheceu (meu caso). Pois muitos jacarandás estão doentes, e se não receberem um tratamento adequado, continuarão a cair.

Triste situação da rua onde eu cresci: suas árvores, que foram um dos principais motivos pelo qual meu pai escolheu a Pelotas para morarmos pouco antes de eu nascer, agora são motivo de preocupação para quem vive lá.

Anúncios

7 respostas em “Rua Pelotas cada vez menos verde

  1. Pingback: Tweets that mention Rua Pelotas cada vez menos verde « Cão Uivador -- Topsy.com

  2. Pingback: As árvores da Rua Pelotas « Porto Alegre RESISTE!

  3. Entendo a indignação porque sou apreciador de árvores também. Acho mais interessante comprar uma muda de jacarandá e plantar. Eu mesmo fiz isso na rua Buenos Aires quando caiu um jacarandá. Só não plantei porque alguém foi ainda mais rápido que eu e plantou. A muda que comprei plantei no itu sabará, em uma praça.

    Faça acontecer!

    • É uma boa ideia… Vou descobrir onde comprar uma muda de jacarandá (será que tem em qualquer floricultura?). Até porque onde estavam outros jacarandás que caíram ou foram derrubados, moradores da rua plantaram mudas (mas que não são de jacarandá).

  4. Plantar árvores é uma boa idéia, mas deixar que árvores caiam por não serem convenientemente cuidadas é o fim da picada.
    Quiantos anos demoram para que um Jacarandá fique adulto?

    Na realidade, “fazer acontecer” é bem mais que plantar novas árvores, “fazer acontecer” é EVITAR que derrubem as árvores existentes, mesmo que pela incompetência de quem cabe preservá-las!

  5. Pingback: Mais um jacarandá caiu na Rua Pelotas « Cão Uivador

  6. Morei na Rua Pelotas de 1950 a 1960. Esta rua tem histórias que é uma maravilha. Morei no Edificio Carajá no apartamento 24. Naquela época cada guri tinha sua árvore e algumas árvores com até 3 guris. O que “aprontávamos” lá das árvores? kkkkkk isso é outra história.
    Qualquer interesse em alguns casos da época é só entrar em contato comigo: lyrio_filho@yahoo.com.br colocando como “assunto” Rua Pelotas. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s