Classe Média Way of Life

Sem dúvida alguma, foi a novidade mais genial da blogosfera em 2009. O blog Classe Média Way of Life faz uma sátira do setor mais reacionário (literal e ironicamente, em média) da sociedade brasileira.

É um assunto que já foi tema de posts aqui e em outros blogs. Inclusive procuro diferenciar “ortograficamente” a classe média (formada por pessoas que não podem ser consideradas pobres mas ao mesmo tempo também não são ricas – como é o meu caso) da classe mérdia, que é formada por pessoas de classe média mas que são ultra-reacionárias, individualistas, conformistas, têm pavor de pobre e costumam bajular – e muito – os “ricos e famosos”, na esperança de receberem uma migalha de “reconhecimento” deles. E é justamente esse o tipo de pessoa retratado pelo Classe Média Way of Life.

Se eu já falei disso em um post (e bem por cima além de tudo), o Classe Média Way of Life tem um mérito: transformar algo aparentemente simples em um blog temático, com vários posts. E o melhor de tudo – que é justamente o detalhe que o faz genial – é a ironia do autor, Pierre do Brasil, em cada uma das “dicas” para agir como a classe média brasileira. Pois o blog é escrito justamente como um “manual de instruções” – que, pasmem, é “seguido à risca” por muita gente que conheço.

Claro que as pessoas que “seguem” todas as “dicas” se manifestam. E não é com palavras amistosas. Sinal de que o blog está cumprindo um de seus objetivos: através do humor, criticar a mentalidade de boa parte da classe média. A prova de que a crítica é bem feita, são os xingamentos: o “médio-classista padrão” não costuma ter senso de humor e nem aceitar alguma crítica a seu modo de pensar e agir. Nem aceitam que alguém que seja de classe média faça alguma crítica à própria classe média. Acham que é “ofensa”.

Uma prova de que o blog não é “ofensivo à classe média” porra nenhuma é que eu sou de classe média e não me sinto ofendido. O chapéu não me serve, diferentemente de quem deixa comentários “tipicamente médio-classistas”. Fica a esperança de que depois de um xingamento padrão (“Vai trabalhar!”, “Petralha vagabundo” etc.) surja quem sabe alguma reflexão nas cabeças dessas pessoas.

7 respostas em “Classe Média Way of Life

  1. Pingback: Tweets that mention Classe Média Way of Life « Cão Uivador -- Topsy.com

  2. Pois é, Rodrigo. Como diria o velho titio barbudo (não o Papai Noel, o outro) – há que saber separar-se muito bem a classe social de pertencimento puramente econômico da classe social de pertencimento ideológico. O outro barbudo, o Fidel, já dizia que o importante não é a classe que você pertence mas a classe que você trai. (até onde me lembro foi ele que disse isso)

    Na verdade eu penso que o mais ridículo de tudo é justamente isso. A classe mérdia, para usar este excelente e representativo neologismo, é na verdade uma classe de gente que não tem muita grana mas que aspira à grande burguesia ideologicamente.

    Nossa, dava pra discorrer sobre isso um montón. :)

    • Falaste tudo, Marília!

      Inclusive, economicamente falando, a classe mérdia está muito mais próxima dos pobres do que dos ricos. O problema é justamente que ela incorporou a ideologia dominante – que é, como disse o velho titio barbudo, a da classe dominante – e quer ser aceita como “igual” pelos “de cima”. E como acreditam no mito capitalista de que é só “trabalhar duro” para “chegar lá” (nem sequer cogitam a possibilidade de todos os bens dos “ricos e famosos” serem originados de “trabalho duro” de outras pessoas), não se voltam contra o sistema, e sim contra os pobres, “esses vagabundos que não querem trabalhar e querem tirar o que consegui graças a meu esforço”.

      Realmente, esse tema rende! Tanto que o “Classe Média Way of Life” ainda vai ter muito pano pra manga, sem contar que “seguir modas” é “tipicamente médio-classista”…

      Abraço!

  3. Pingback: Isto é uma vergonha! « Cão Uivador

  4. Pingback: Ótima notícia « Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s