Eleição para o DCE da UFRGS: esquerda insiste na divisão

Ano passado, comentei aqui no Cão sobre a divisão da esquerda na eleição para o DCE da UFRGS. Afirmava que era um perigo tal divisão, enquanto a direita estava unida para uma eleição em um só turno, em que a chapa mais votada, mesmo que com apenas 30% de votos, vence.

Um ano se passou, e a situação é a mesma. Há três chapas de esquerda, desunidas devido a discordâncias, muitas vezes de ordem partidária, que deveriam ser deixadas para debate após a eleição. A direita continua lá, unida e com seu papinho de “despartidarizar o DCE”: concordo que o DCE deva atender aos interesses dos estudantes e não de determinados partidos, o problema é que esse papo de “despartidarização” não me engana, cheira mais à “despolitização”, o que a direita adora, por assim ter maiores chances de sucesso eleitoral, diante de uma sociedade que nada contesta.

Provavelmente votarei na Chapa 2, que aparentemente tem o maior número de apoiadores – sendo assim, maior chance de deter a 3, da direita. Mas com receio. Ano passado defendi que as divergências fossem esquecidas (pelo menos na eleição) e se formasse uma só chapa de esquerda, unida pelas concordâncias, devido ao risco de, mais cedo ou mais tarde, com a esquerda dividida, o DCE cair nas mãos da direita. Espero que não seja agora.

Anúncios

8 respostas em “Eleição para o DCE da UFRGS: esquerda insiste na divisão

  1. Cara, entendo o teu julgamento. Mas achoq eu te equivocas ao dizer que a divisão é causada por movimentos puramente partidários. Indiretamente é, pois os diferentes vínculos políticos acabam fornecendo diferentes visões de táticas, propaganda, etc… Da parte de nossa chapa (1) tentamos inclusive apoiar a unidade, mas ela se tornou impossível pela “caça às bruxas” que certos setores promoveram em função da posição de alguns sobre o REUNI. As pessoas que compõe a atual chapa 1 entendem que as políticas educaionias devem ser julgadas pelo que de fato são (e não só por que são ou não do governo). Nesse sentido, se a Universidade apresenta um projeto de curso novo, com previsão de contratação de professores, verbas para equipamentos, etc, ou um aumento de vagas em cursos existentes, não vamos ser contra apenas por que vem do governo Lula… Seria incoerente com nossa defesa de mais vagas no ensino superior. Evidente que muitas lutas por assistência estudantil, estrutura, etc se impõe à esses novos alunos que, além do mais, não encontrarão nada pior do que nós encontramos.
    Essa é nossa principal divergência: vamos defender uma política para as massas ou cair no propagandismo para as vanguardas do PSTU, para quem o importante é ganhar representantes da mesma para suas fileiras? Nesse sentido, divergências partidárias não são meramente partidárias, como se fosse algo abstrato. Elas representam divergências reais de comportamento político. Aliás, a democracia brasileira (a começar pela democracia dentro das universidades) ganharia muito na medida que os eleitores votem menos nas propostas e compreendam melhor as divergências políticas concretas entre as chapas e/ou partidos (como, aliás, tu fizeste).

    abraço,

    Hulk

  2. Há anos o DCE encontra-se regida por chapa de esquerda !desde o PT ,passando pelo PSTU e agora com o PSOL!Que realizou diversas conquistas e vem promovendo uma serie de eventos ,não praticados antes !promovendo atividades com a comunidade e população em geral!
    por que não falar da CHAPA 1??? que vem segurando a onda nesses ultimos tempos…….

  3. A Chapa 1 defendeu tanto a unidade da esquerda que ABANDONOU a plenária que seria para a unidade da esquerda pq queriam discutir a distribuição de cargos ANTES do programa que deveria ser defendido. O que é um absurdo!
    Essa postura deixou a maioria dos independentes, q ñ militam em nenhum partido, boquiabertos. Não é por acaso que a Chapa 2 é a mais ampla dentre as que disputam a eleição. E ainda acusam ela de sectária e dogmática. Os donos da verdade são os carguistas é claro!
    Para ñ assumir diante dos estudantes a besteira q fizeram, ou esconder o seu oportunismo político, apelam para a estigmatização baixa, como se ninguém pensasse por si próprio, como se todos da Chapa 2 fossem meros marionetes do PSTU (informo que não sou militante do PSTU).
    A postura deles foi tão absurda que até um militante que é de um dos grupos políticos q compoe a Chapa 1, acabou rompendo e indo para a Chapa 2.

  4. Direita vence no DCE da UFRGS!

    A Chapa 3 – DCE LIVRE, Mudança Urgente! venceu as eleições, elegendo a nova diretoria do DCE e a maioria dos representantes discentes nos Conselhos da Universidade.

    Com o lema “Um DCE para os Estudantes, não para os militantes”, A Chapa 3 foi organizada por integrantes do Movimento Estudantil Liberdade – MEL, grupo criado em 2006 para fazer contraposição à hegemonia da esquerda na Universidade e que concorreu pela 4ª vez ao DCE.

    É a primeira vez na história que um grupo de direita conquista o DCE da UFRGS.

    CHUPA, ESQUERDALHA!!!

    • Aprovei esse comentário (que tinha caído no spam) só para mostrar as consequências de mais uma divisão irresponsável da esquerda: taí o tipo de representante que terão os estudantes da UFRGS em 2010…
      Não representarão a mim pois já estou me formando, mas sinto pena dos que ficam.

  5. Camarada Rodrigo: só espero que o DCE da Ufrgs, à exemplo de sindicatos que são dirigidos pela direita, não trate a oposição “libertariamente” à bala!

    Afinal sabemos que historicamente eles defendem a maximização das “liberdades individuais” para os proprietários capitalistas, não para as classes subalternas, às quais eles se referiam carinhosamente como “a canalha”!

    Além do mais, espero que os “apartidários” da Chapa 3 cumpram com a sua promessa de campanha de defender os interesses dos estudantes e que por isso se mobilizem contra os planos prejudiciais à educação tanto do Governo Lula quanto do Governo Yeda, afinal temos na Ufrgs inúmeros estudantes de licenciatura, ou seja, futuros docentes que estão interessados no seu futuro profissional e portanto atentos aos planos de desmonte da educação promovidos por tais governos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s