Racismo e xenofobia 2

O Guga Türck escreveu um ótimo post no Alma da Geral sobre o texto do Chico Lang publicado na Gazeta Esportiva.

O artigo do Lang é um insulto não a quem mora no Rio Grande do Sul, mas sim, a quem tem o mínimo de inteligência. É um texto racista (comprovadamente) e xenófobo.

É racista, porque fala sobre a violência como “coisa de índio” – como se o homem branco nunca tivesse feito nenhuma guerra, só os indígenas. As duas guerras mundiais, o Holocausto… Foram os índios que fizeram tudo isso? Foram eles que provocaram as mais sangrentas guerras que nossa América Latina viveu?

E é xenófobo porque a palavra “xenofobia” significa “fobia à diferença”. Logo, ela pode ocorrer entre grupos de dentro do mesmo país – exemplo disso, dentro do Brasil, é o preconceito existente contra o Norte e o Nordeste.

O texto desse Chico Lang trata o futebol riograndense como “de espírito belicoso” (seria inferior, por isso partiria para a violência). Antes mesmo da bola rolar, fala que Corinthians e Cruzeiro serão tratados com violência aqui em Porto Alegre, na próxima semana, e que deveriam “trazer um pelotão de seguranças”. (Se trouxerem, mandem a conta para o Lang pagar, pois o que ele escreveu pode muito bem vir a servir de incitação para os poucos que não gostam de futebol, e sim de violência. E que não são exclusividade de um ou outro Estado.)

Não satisfeito, o cara ainda inventa de falar que na ditadura militar “a maioria dos generais era do Sul”. De fato, eram. Mas é preciso ser muito, digamos, inocente, para achar que os militares não tiveram apoio de muita gente fora do Rio Grande do Sul, e que os riograndenses foram todos, sem exceção, favoráveis ao golpe. Sem apoio, alguém acha que eles ficariam no poder?

E não esqueçamos da “grande mídia” (da qual faz parte o Chico Lang): a daqui apoiou a quartelada de 1964, é claro, mas isso não foi nada diferente do que fez a do centro do país. Inclusive há um jornal, considerado o maior do Brasil, que teria emprestado carros aos órgãos de repressão do regime militar e ainda disse que não houve ditadura no Brasil, mas sim uma “ditabranda”.

7 respostas em “Racismo e xenofobia 2

  1. Comparados a países e culturas milenares, nós brasileiros, ainda tão jovens, não podemos nos orgulhar, pois apresentamos ( e até exageramos) os mesmos defeitos.
    Nós gaúchos, se continuar assim, daqui a um século, ou menos, iremos virar palestinos. Se continuar assim, logo estaremos sendo tratados como estrangeiro em nosso próprio país.
    Se é que já não está acontecendo.
    Mas, façamos a mea culpa, nós, os gaúchos, alimentamos este sentimento.
    Abraços, sempre Grêmio, sempre Rio Grande, para sempre Brasil.

  2. Isso só mostra que essa “lei de racismo” em que foi enquadrado o Maxi Lopes é uma grande palhaçada, uma hipocrisia. Esse texto é muito mais xenófobo que qualquer coisa que tenha sido dito no Mineirão.

    Gremistas, gritais “MACACO” no dia 2!!!!

  3. “Gremistas, gritais “MACACO” no dia 2!!!!”

    Camarada Rodrigo, vc q tanto me censuras no blog por meras brincadeiras pq sequer deste um puxão de orelha no Diego Rodrigues q está pregando a propalação do racismo nos Estádios?

    Imagina o q resto do país e do mundo vão pensar da torcida de vcs se a atitude irresponsável do Diego for levada a cabo no Olímpico quinta-feira?

    • A ideia do Diego é de se fazer isso como protesto – o grito seria para TODOS os jogadores do Cruzeiro.
      Mas acredito que a torcida gremista estará mais preocupada em gritar GRÊMIO! Acho que vale muito mais a pena incentivar o time.

  4. Para quê chamar aos outros de macacos? Por quê desrespeitar às pessoas das quais pedimos respeito?
    É verdade que somos todos primatas, sabemos disto. Porém sabemos que nenhum de nós é macaco. Não é verdade?
    Quinta feira gritaremos apenas que ‘o Grêmio vai sair campeão’.
    E o Grêmio vai mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s