Total descaramento

Incrível a diferença de tratamento dada às denúncias de caixa dois na campanha de Yeda pelos dois principais jornais de Porto Alegre.

Enquanto o Correio do Povo tem como manchete “Denúncias comprometedoras”, a Zero Hora estampa em sua capa “A batalha da CPI” – procurando retomar a ideia de “guerra fria” que estaria sendo retomada devido ao vigor da oposição ao (des)governo.

Correio do Povo, capa de 12/05/2009

Correio do Povo, capa de 12/05/2009

Zero Hora, capa de 12/05/2009

Zero Hora, capa de 12/05/2009

Tudo bem, vamos dar um desconto. ZH pode não ter falado que as denúncias são comprometedoras, mas pelo menos tocou no assunto na manchete de capa. Só que ao mesmo tempo em que demonstra estar “abandonando o navio” – provavelmente para apoiar Fogaça em 2010 – também coloca todo mundo “no mesmo saco”: denunciantes e denunciados.

E no último sábado, quando saíram as denúncias na Veja (se até o panfletão tá batendo na Yeda…), o assunto foi tratado de diferente maneira por Correio e ZH.

Correio do Povo, capa de 09/05/2009

Correio do Povo, capa de 09/05/2009

Zero Hora, capa de 09/05/2009

Zero Hora, capa de 09/05/2009

Não quer dizer que eu não ache importante noticiar a seca no Estado – é um problema sério que assola muitas pessoas. Mas as denúncias contra a Yeda não apareceram nem nas outras chamadas da capa de ZH, nem no interior do jornal! Foram surgir só na capa do domingo, mas sem maior destaque – que foi novamente para a seca – enquanto o Correio mais uma vez noticiou o assunto como manchete de capa.

Zero Hora, capa de 10/05/2009

Zero Hora, capa de 10/05/2009

Correio do Povo, capa de 10/05/2009

Correio do Povo, capa de 10/05/2009

Repito: não penso que a seca não é importante. E muito menos que o Correio do Povo é santo. Mas essas capas mostram claramente de que lado está a RBS. Só não vê quem não quer.

7 respostas em “Total descaramento

    • Digamos que a Record não ajudou a eleger a Yeda (pois quando ela comprou a Caldas Júnior a Yeda estava no Piratini)… Aí fica mais fácil mandar contra.
      Mas é uma estratégia importante na luta por espaço: copia a Globo/RBS em muitos aspectos, mas em outros procura deixar bem clara a diferença.

  1. E os jornalistas da RBS, em sua maioria, seguem sempre fazendo a ressalva de q tem q aparecer as provas, em uma clara tentativa de minimizar os descalabros do desgoverno. O Roberto Jefferson qdo denunciou o mensalão ñ apresentou provas, elas foram aparecendo na sequência das investigações e CPIs.

    Outros, de forma risível, apelam para a paralisia do Estado q acarretaria uma CPI.

    • E a RBS quer provas quando o governo é dela, quando não é pode-se sair acusando sem provas (e não é “não apresentando as provas”, é sem provas mesmo!), como se viu em 2001 naquela CPI fajuta contra o Olívio. Tanto que as denúncias contra ele foram arquivadas por… Falta de provas!

  2. Camarada Rodrigo: a desgovernadora está ameaçando processar a Veja pela matéria. Será q a RBS vai dizer q a desgovernadora é autoritária, ditadora q quer atentar contra a “liberdade de imprensa”? KKK

    • Boa pergunta, camarada…
      Mas é bem interessante ver a Yeda ameaçar a Veja com processo pela matéria. Afinal, contra o PSOL ela não teve a mesma coragem, já que aí o partido pode requisitar as provas para se defender… E tudo o que ela não quer é que venham a público as provas das denúncias apresentadas pelo PSOL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s