Um colorado sensato

O Valter – que é colorado – publicou um post a respeito do título estadual do Internacional e a falsa ideia que a conquista fácil pode passar, a de que o Campeonato Brasileiro será uma moleza.

Afinal, como todos lembram, ano passado o Inter foi campeão gaúcho com uma histórica goleada de 8 a 1 sobre o Juventude na final (mesmo placar da decisão do 2º turno de 2009 contra o Caxias), começou o Brasileirão como franco favorito, e acabou apenas em 6º lugar. Enquanto o Grêmio, eliminado do estadual em casa pelo mesmo Juventude que seria humilhado pelo Inter, brigou pelo título nacional até a última rodada.

E o fundamental no texto do Valter é que ele diz o óbvio: preferiria ganhar o Campeonato Brasileiro do que a Copa Sul-Americana. Afinal, como qualquer pessoa sensata entende, o Inter só foi “campeão de tudo” porque deixou precocemente de lutar não só pelo título nacional, como também por uma vaga na Libertadores de 2009: assim, se empenhou para ganhar a Sul-Americana e “salvar” o fim do ano de 2008, em que o verdadeiro objetivo era ganhar o Brasileirão.

————

Um aviso aos “pifados”: nem tentem transformar o espaço destinado à discussão (comentários) em baixaria.

8 respostas em “Um colorado sensato

  1. Camarada Rodrigo, alerto-o de q fizeste uma postagem sobre futebol, e em especial, sobre o Campeão de Tudo. Tem amigos colorados, portanto prepare-se para os comentários dos mesmos. Depois ñ adianta ficar apagando pq acha q é baixaria.

    Nenhum colorado, em sã consciência, vai achar q o Brasileirão é moleza pq o Inter é apontado como um dos favoritos ao título. Nem no ano passado se podia pensar assim!

    O ano passado teve particularidades q acredito q ñ acontecerão este ano: saída de treinador e de vários jogadores, logo no início da competição. Mas a principal mudança do ano passado para este é a presença do Fernando Carvalho! Ele botou ordem na casa!

    Agora, assim como nas hostes da esquerda há opiniões divergentes, eu respeito mas discordo do Valter qto a Sulamericana: eu sempre quis ganhá-la, pois é título internacional!
    E ñ acho q o Inter ganhou ela pq tinha abandonado o Brasileirão! O Inter ganhou ela pq adquiriu uma tradição gigantesca em competições internacionais. E como foi bom ganhar a Sulamericana! E eu quero ganhá-la de novo! Assim como quero a Recopa de novo!

    Mas tudo bem! Façamos de conta q o Inter usou a Sulamericana para salvar o ano. Há de concordar q foi um belo salvamento! Quem dera q todo time pudesse salvar seu ano com um título internacional?
    Teve gente q ñ teve nenhuma tacinha para mostrar como salvação no ano passado né camarada?

    • Concordo que os colorados já estejam mais “pé no chão” quanto ao Brasileirão: ano passado era natural considerar o Inter como franco favorito, pois além de meter 8 a 1 no Juventude, tinha um dos melhores times do país – situação semelhante à de hoje. A prova de que os colorados provavelmente tenham aprendido a lição, é justamente haver textos escritos por colorados que dizem “vamos com calma!”.
      Quanto à Sul-Americana: sim, é um título. Não dá para dizer que “não vale nada”: o Inter se dedicou a vencê-la ano passado depois (sim!) de ter saído da disputa no Brasileirão, por não querer acabar o ano apenas com o Gauchão. Mas o Brasileirão é mais importante, pois vale 4 vagas na maior competição do futebol sul-americano, a Taça Libertadores da América – direito que não é dado ao campeão da Sul-Americana. Se fosse possível voltar no tempo e avisar a direção do Grêmio de que o título nacional não viria, eu diria que continuassem se dedicando ao Brasileirão para ganhar a vaga na Libertadores.
      Quanto às baixarias: o texto do Valter é o melhor exemplo de como não se baixar o nível de uma discussão. Aliás, mantiveste o bom nível neste comentario, camarada! Espero que continues assim!
      E que o meu irmão não resolva dar pitaco: o Vini, nem com descarrego se salva!

    • Aparentemente, o que escrevi não dá dúvidas, mas é fato que tu preferias ganhar o Brasileirão à Sul-Americana, o que não significa desprezo à última.
      E, quatro meses depois, entendo os colorados (hehe): se o Grêmio estivesse na situação do Inter (sem chances no Brasileirão), ia comemorar um monte a conquista da Sul-Americana, pois seria o “prêmio de consolação” para compensar a perda do Brasileirão.

  2. A campanha do Inter na temporada é superior a do ano passado no mesmo período: são 20 vitórias (11 de goleada), 3 empates e só uma derrota. Mas o time está com uma consistência mto maior. Bem encaixado. Joga fácil. Goleia com naturalidade sem grandes esforços (tá certo q os adversários são fracos). E tem o fator Fernando Carvalho!

    Discordo qdo o camarada diz q o Inter se dedicou à Sulamericana depois de ter saído do Brasileirão, pois já na primeira fase colocou os titulares contra os reservas de vcs, correndo o risco de, se eliminado, passar o maior vexame da História.

    O Brasileirão é importante e deve ser priorizado mas se chegasses a final da Sulamericana duvido q defenderia time reserva. Título internacional é título internacional. Até o Estudiantes, q ainda ñ tinha vaga assegurada na Libertadores, poupou titulares no campeonato argentino para enfrentar o Inter.

    Eu ñ troco taça por vaga! Mas já o camarada como ñ tem taça…KKK

    • Já eu troco uma Sul-Americana pelo direito de disputar algo maior… Eu trocaria o título da Sul-Americana pelo 4º lugar no Brasileirão (o que não foi preciso, já que o Grêmio foi vice).
      E concordo com a referência à campanha do Inter de 2009: o time tá bem mais entrosado que em 2008, tem o Fernando Carvalho (é o Fábio Koff colorado). Só tem um detalhe: é preciso ver como se sairá contra adversários fortes (e, principalmente, fora de casa: desse ano, só lembro do Inter ter metido goleada fora no Brasil de Pelotas, que estava destroçado por causa da tragédia de janeiro). A primeira oportunidade de se verificar isso será na estreia do Brasileirão, contra o Corinthians que certamente vai jogar com tudo para vingar a suposta entregada do Inter em 2007.

  3. Mais um “só pra constar”:

    Eu também não troco taça por vaga: o que eu escrevi foi que trocaria O TÍTULO da Sul-Americana pelo do Campeonato Brasileiro.

    Adorei termos vencido a Sul-Americana, mas adoraria mais ainda ter ganho o Brasileiro. Quem sabe em 2009, ano do centenário, não ganhamos tudo de uma vez?

    E a minha postagem não foi especificamente sobre o Inter: apenas peguei o exemplo da superioridade colorada no Gauchão para falar sobre esse oba-oba que ocorre sempre que um time vence um estadual – tá aí o Flamengo, que ganhou 6 dos 10 últimos estaduais (e pode ganhar o 7º em 11), mas que nesse mesmo período, em Brasileiros, mais lutou para não cair do que outra coisa.

    • Sim, isso especificamente não foi escrito no teu post. E ia além do Inter, é claro – o oba oba após vencer os estaduais acontece com vários times. Acham que ganhar uma competição fraca é indicativo de força.
      Eu acredito que o Inter é um dos favoritos ao título brasileiro, mas não pelo estadual, e sim por ter um grupo forte e encaixado. Só é preciso ver como se sairá contra adversários fortes (os três Gre-Nais, ganhou de 2 a 1, sendo que o último foi o mais difícil), e principalmente fora de casa (dos três clássicos, jogou dois no seu estádio e um em campo neutro).
      E quanto a “trocar taça por vaga”: eu troco, se a vaga é para uma competição mais importante. Abro mão do Gauchão por uma classificação (e conseqüentemente mais chances de chegar ao título) na Libertadores, abro mão da Sul-Americana para ir à Libertadores… Agora, não trocaria o título da Sul-Americana por uma vaga para ela (5º ao 11º do Brasileirão): aí, vale mais a pena brigar para ganhá-la (o que garante participação na edição seguinte).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s