Momento histórico

Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008. Cedo, mas não tão cedo.
Partimos da cidade de São Gabriel em direção à Southall. Para lá rumavam centenas de pessoas para enfim terminar uma marcha interrompida em 2005 pela Ministra e então presidente do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie. Desde domingo esse grupo veio caminhando até São Gabriel desde o ponto do interrupto jurídico, o município de Santa Margarida do Sul. Hoje, completariam a jornada, descerrariam os cadeados da porteira da Southall e tomariam aquilo que sempre lhes foi de direito: a terra – a NOSSA terra!

Direitosos de plantão: antes de deixarem seus comentários raivosos, pelo menos assistam ao vídeo acima.

O assentamento em São Gabriel fará com que um pedaço de terra que abrigava apenas uma família, passe a ser cultivado por centenas. Movimentará mais o comércio do município, dará novo fôlego à região que há anos está estagnada por ser predominantemente de latifúndios.

Leia mais no blog Conquista de Caiboaté.

2 comentários sobre “Momento histórico

  1. Camarada Rodrigo ñ podemos perder de vista de q esta parte da fazenda foi comprada pelo governo APENAS pq o próprio fazendeiro quis vender inclusive contra a vontade dos outros fazendeiros da região q têm ojeriza à pobre!

    Todos sabemos q o Governo Lula está de joelhos para o latifúndio e o agronegócio, assim como para outros setores das oligarquias brasileiras (vide o caso BT e Oi).

  2. O Southall ia ter sua fazenda desapropriada em 2005. Já estava tudo pronto, o documento estava na mesa do Lula e ele ia assinar o papel.
    A ministra do supremo, dona Ellen Gracie, deu um outro canetaço e impediu a desapropriação.
    Pois bem, mesmo assim, a situação do latifundiário permanecia muito complicada, pois suas dívidas com a União quase ultrapassavam o valor de seus 10 mil hectares. A pressão do Incra foi grande sobre a terra, com o cara cedendo metade nessa negociação de compra-e-venda. Acontece que o que não sai por aí é que grande parte da verba depositada na conta do Southall já voltou, inclusive, para os cofres públicos. Digamos que foi uma despropriação “branca”…
    Ah! E tem um fato aí nessa história, uma sacanagem do sr. Southall que estamos só aguardando o ok do Incra pra divulgar. Esses caras não tem jeito mesmo.
    Vem mais coisa boa por aí, pessoal.

    Saudações Tricolores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s