Reforma do Olímpico: uma boa idéia

No post de ontem sobre (contra) a “arena”, o André do Cataclisma 14 deixou um comentário no qual eu “assino embaixo”:

Em tempo: reformas no Monumental se fazem necessárias, principalmente com relação àquele fosso. Mas eu não quero que o meu Highbury Park vire um Emirates Stadium…

O Olímpico, construído em 1954 e Olímpico Monumental desde 1980, precisa realmente de uma reforma. Aliás, há alguns anos atrás havia planos de remodelação de toda a área do estádio, abortados devido à monstruosa dívida tricolor, fruto da desastrosa parceria com a ISL.

A reforma do Olímpico é melhor do que a construção de um novo estádio no mesmo local: o Grêmio não precisaria jogar em outro campo, já que a obra seria feita em módulos; o estádio continuaria a ser do Grêmio; e para quem reclama que é ruim ir de carro ao Olímpico por falta de estacionamento, a proposta de projeto do arquiteto Plínio Almeida (veja aqui e aqui) prevê a construção de um edifício-garagem.

Quanto às vias de acesso, continuariam as mesmas (o que faz muita gente reclamar do trânsito), mas em compensação quem costuma ir a pé aos jogos (como eu) poderia manter seu hábito, e quem faz parte do trajeto ao estádio a pé, também. Ao endereço previsto para a “arena” no bairro Humaitá, entre duas rodovias de grande fluxo (BR-290 e Avenida dos Estados, que é uma continuação da BR-116), só se chegaria de ônibus, metrô e carro – opção da maior parte dos que poderiam pagar os caríssimos ingressos.

Anúncios

18 respostas em “Reforma do Olímpico: uma boa idéia

  1. “Em 30 anos, você olha para trás e diz ‘Manchester United — campeão mundial.”
    – Frase do técnico do Manchester sobre a importância da conquista do Mundial.

    Notem q a frase está no futuro, ou seja, eles ainda ñ se consideram campeões do mundo!
    Por falar nisso amanhã o clube mais internacional do Brasil vai comemorar o segundo aniversário do Mundial!

  2. Que falta de visão e pensamento pequeno esse teu. É uma lástima que alguém seja tão favorável ao retrocesso. O Grêmio tendo a chance de ter um estádio de 1º mundo, em um local de visibilidade, estrutura, espaço e destaque, inclusive com um acesso bem melhor, e o cara quer o Olímpico no ultrapassado e mal estruturado bairro Azenha. A Arena irá revitalizar de vez o acesso a cidade,. ali no Humaitá, um dos bairros mais pobres e largados da cidade (que está mudando a olhos vistos). Tem gente que insiste em caminhar pra trás…sendo contra projetos grandiosos que irão desenvolver a cidade. Esse pessoal do contra, os mesmos contrários a Arena, são contra o Pontal, contra a revitalização do cais da Mauá, contra o complexo do Beira Rio, Contra novos Shoppings e contra prédios modernos e suntuosos na metrópole. Gente que defende o atraso e o retrocesso. E viva a pobreza, e vida a mediocridade. Deixem Poa fútil e sem graça como está. É LASTIMÁVEL A IDEOLOGIA ULTRAPASSADA DE ALGUNS QUE INSISTEM EM CULTUAR CARROÇAS E CAMELÔS.

  3. Resposta a todos em um só comentário.

    Ao Jorge: grande merda a frase do técnico do Manchester… Em janeiro de 2000, no tão importante “mundial PIFA”, eles mandaram um time reserva que só queria fazer turismo no Rio. O título que eles davam bola era o verdadeiro Mundial, do Japão. Que eles ganharam do Palmeiras (campeão da Libertadores de 1999 e que não jogou o “mundial PIFA”) por 1 a 0, em Tóquio, no dia 30/11/1999.

    Ao Jubão: o acesso será bem pior não só para mim, mas também para muitos gremistas. O Olímpico fica relativamente perto do Centro, para onde se destina a grande maioria dos ônibus e lotações da cidade – ir a pé é uma boa caminhada, mas nada “desumano”, sempre que posso vou caminhando ao estádio. E é muito bem servido por transporte coletivo, o que não acontece no bairro Humaitá, por se localizar no limite norte do município. Sem contar que o novo estádio não será do Grêmio, e sim da OAS, que o cederá ao Tricolor para a realização de jogos, sem que os sócios patrimoniais tenham direito a total usufruto do patrimônio do clube como acontece atualmente no Olímpico – e isso não é “mordomia” ou “privilégio” como dizem alguns, já que o direito é fruto do pagamento das mensalidades. Quanto à futilidade, nada mais fútil do que shopping center.

  4. Camarada Rodrigo: de onde tiraste q o Manchester jogou com time reserva em 2000? Compare as fichas técnicas dos jogos e verás q falou uma grande bobagem!
    Me esqueci de dizer tb q o técnico do Manchester tb disse q eles podem ser o PRIMEIRO clube inglês a ser campeão do mundo, ou seja, o Intercontinental, ao contrário do q vc disse camarada, ñ é considerado mundial por eles.

    Jubão: cada macaco no seu galho mesmo KKK

    Grêmio = 2 rebaixamentos;
    Colorado Campeão de Tudo = 0

  5. Pensa comigo: O que é mais importante para Porto Alegre? Possibilitar caminhadas para a Azenha, ou revitalizar a entrada da cidade? No local onde existe o Olimpico, segundo fontes, será erguido um arranha céu com 60 andares,…sendo o maior prédio do país. Eu acho isso fantástico. O Grêmio irá ganhar uma casa nova e moderna, um estádio a altura do grande clube que é. A cidade vai ganhar uma arena super moderna, e vai estruturar a zona norte da cidade, dando desenvolvimento e qualidade para uma região até hoje esquecida pelos governantes. Precisamos olhar para frente, buscando mais turismo e divisas para nossa cidade, atraindo assim mais indústrias e consequentemente comércio e geração de empregos. Poa precisa de menos ideologia e encheção de saco, e mais atitude em pról da cidade. Poa tem que se consolidar como uma cidade de alto nível, e não com mediocridades e politicagem barata.

  6. É simplesmente risível a tentativa do Jubão de descolar as práticas políticas e econômicas de uma ideologia como se elas fossem naturais.

    Estou sentindo na pele os efeitos da “modernidade” propalada pelo Jubão: comprei um computador pelas Americanas.com, ia fazer pelo trabalho, porém, como ainda tinha algumas dúvidas resolvi ir pessoalmente e fui atendido em um guichê especial para isso. Fazendo a compra ali eu avançaria em alguns processos tornando a entrega mais rápida, me informou o vendedor.

    No processo de entrega da mercadoria a transportadora faz 3 tentativas, depois vc dança, tem de ir buscar! Detalhe: as mercadorias vendidas pelas Americanas.com ñ se encontram na loja, estão estocadas sabe-se lá onde.

    Na primeira suposta tentativa de entrega eles disseram q o responsável por receber o produto recusou-o, sendo q sequer chegou algo lá em casa e se tivesse todos estavam avisados.
    Na segunda suposta entrega disseram q o responsável ñ estava em casa, sendo q minha mãe ñ saiu de casa desde as 6 da manhã.

    Todas as respostas são por e-mails! No último adverti eles de q já estou em contatos com órgãos competentes. Ainda deve haver a última suposta entrega!

    Se ñ chegar terei de acionar a justiça. Fiquei sabendo q uma colega de trabalho do meu pai tb teve problemas com entrega de produto pelas Americanas! Ela ingressou na justiça e recebeu uma indenização de R$ 4 mil!

    Essa é a modernidade do Jubão! E ñ comprem nada pelo site das Americanas q é incomodação na certa!

  7. De novo, resposta “2 em 1”.

    Ao Jorge,
    Que seja o time titular ou reserva, mas o fato é que o Manchester só fez turismo no Rio. Não conseguiu nem sequer disputar o 3º lugar.

    Ao Jubão,
    Penso que sim, é importante revitalizar a entrada da cidade, é preciso dar condições dignas de vida às famílias que residem naquelas favelas, mas de nada adianta simplesmente mandá-las para um canto da cidade onde não tenham como bancar sua sobrevivência, como é o caso da Vila Chocolatão no Centro – eles sobrevivem catando papel na região, se levados para outro local, voltarão ao Centro.
    Na Azenha não haverá prédio de 60 andares, pois a altura máxima que se pretende liberar é 72 metros. O que já acho demais. Em Paris, por exemplo, se preserva os prédios antigos, que em geral têm apenas 4 andares. E chove turista por lá.
    Em relação ao turismo, quem tem grana e gosta de arranha-céu não deixará de ir a Nova Iorque para vir a Porto Alegre. Nem deixará de ir ao Puerto Madero em Buenos Aires (como diz o nome, é PORTO, já estava praticamente tudo pronto, só foi feita uma revitalização com bares e restaurantes que poderia muito bem ser feita aqui no nosso cais) só para vir a Porto Alegre ver o Pontal do Estaleiro…

  8. E quanto à questão da “arena”: é tudo muito nebuloso, daí toda a minha desconfiança.
    Os sócios patrimoniais – ou seja, que são também, cada um, “donos” do Grêmio – terão de pagar para assistirem aos jogos, além do que pagam de mensalidade?
    Prefiro um Grêmio forte no Olímpico (de preferência reformado, realmente precisa) do que um estádio “de 1º mundo” no qual terei de pagar não só a mensalidade de sócio, mas também um ingresso caríssimo para assistir pernas-de-pau. A Copa? Que se dane! Que façam o “jogaço” Estados Unidos x Nova Zelândia no Beira-Rio, os colorados adoram pagar pau pra PIFA mesmo!

  9. Oh camarada Rodrigo q isso? Estas concluindo q o Manchester veio fazer turismo só pq ñ conseguiu chegar as finais? E se ele for eliminado amanhã tb terá essa conclusão?
    Olha q eu estou achando q vai dar LDU! KKK

    Mas q pau pra Fifa camarada? Nosso Estádio foi aprovado pela mesma e indicado para a Copa do Mundo. O Odone está aflito com esta História de Arena pra ver se desbanca a sede do Colorado, além de faturar uma bufunfa é claro!

    E sempre lembrando q hoje o mais internacional de todos os clubes brasileiros, o único das Américas Campeão de Tudo e 100 anos na Primeira Divisão, está completando 2 anos da maior conquista q um clube pode alcançar: a conquista da Copa do Mundo de Clubes da Fifa! O resto é propaganda enganosa de Segundino! KKK

  10. Camarada Jorge, pelo bem do teu time, pára com esse papo de “mais internacional de todos os clubes brasileiros, o único das Américas Campeão de Tudo e 100 anos na Primeira Divisão”, sem contar os argumentos pifados. É sério, tu não imaginas o quanto o Inter se tornou antipático aos não-colorados (não só os gremistas). Minha colega mineira, cruzeirense, é a prova disso. Ela não chega a odiar o Atlético-MG, mas o Inter sim.

  11. Sou contra a Arena também, por diversos motivos. O primeiro é a localização, a Azenha é um bairro muito mais valorizado que o Humaita. A questão sobre os sócios patrimoniais (eu tenho dois títulos, sendo que um deles é mais antigo do que eu) é algo que me preocupa também, pois vou me sentir muito otário e traído se não tiver o direito de ir aos jogos do Grêmio depois de tantos anos de contribuição. Fora o fato que o Olimpico é minha casa há anos, é o lugar onde tive minhas maiores alegrias, assim como tantos outros gremistas. Fora o fato que na oligarquia que comanda o Grêmio. tudo é muito misterioso. Sem querer ser pessimista, na época da ISL houve tanto euforismo quanto agora pela arena.

  12. Rodrigo:

    Em Paris, existem áreas especificas para prédios altos (com mais de 50 andares). São áreas singulares, modernas, longe dos prédios históricos e com planejamento e infraestrutura. Em Buenos Aires também temos uma região assim, ali próximo ao Puerto Madero. Santiago no Chile também possui um local assim, a Cidade do México também…todas as metrópoles modernas do planeta possuem áreas desse tipo. Porto Alegre também merece, também terá que possuir. Não vivemos na roça ou no meio do mato, a área urbana da cidade deveria possui um local ESPECÍFICO E COM ESTRUTURA para prédios bem altos, e não por toda a cidade, como muitos pensam.

    Sobre o turista vir para Poa ver o Pontal do Estaleiro….eu acho bem provável que venha. É atrativo, é funcional e bonito. Turistas procuram conforto e pagam caro por isso. É bom pra cidade, para todos. Porto Alegre PRECISA melhorar seus atrativos, precisa explorar positivamente os potenciais da sua orla (que é linda e completamente largada as traças). O Pontal atrairia visitantes. Assim como a qualificação do Mirante Santa Tereza, assim como os shoppings, assim como a revitalização do centro da cidade, com a retirada dos ambulantes das ruas e reetruturação viária das ruas e também dos prédios abandonados. A Usina do Gasômetro NÃO é atrativa, é horrivel como ponto turistico. Poa é uma cidade que não cuida dos seus espaços públicos…vide a Redenção..sem o mínimo cuidado ou estrutura necessária. Os canteiros da cidade deveria ser floridos e cuidados…os corredores de ônibus de Poa estão uma vegonha. Porque ninguém protesta? A vagabundagem NÃO tem direito de achacar os veículos nas sinaleiras. A vagabundagem NÃO tem direito de usas as praças da cidade para fumar maconha, praticar assaltos e fazer dela seu dormitório. Não existe justificativa ideológica capaz de sustentar a tese de que todas as mazelas são culpa do capital. ISSO NÃO COLA. Com essa desculpa, entregaram o centro da cidade para mendigos, carroças e camelôs…com essa desculpa colocam Cohabs no meio de bairros de classe média, criando pontos de TRÁFICO DE DROGA, como desculpa esfarrapada, deixam a cidade sem limpeza, mal cuidada, mal tratada, rebelde e cinza. NÃO QUERO MAIS ISSO PARA POA. Chega de obscurantísmo e de retrocesso. Idade Média nunca mais. Avante Porto Alegre…vamos virar esse jogo.

  13. Sinceramente, Jubão, acho muito difícil que alguém endinheirado venha a Porto Alegre apenas para ver o Pontal ou outros espigões. É questão de “status”: se o cara gosta de espigões e pode ir para Nova Iorque ao invés de vir para cá, é claro que ele vai para lá.
    O mesmo vale para shoppings, que são iguais em qualquer parte do mundo – seja em Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires ou Miami.
    Já o Morro Santa Tereza, esse sim poderia atrair turistas. Isso é algo que não tem em qualquer cidade! O problema, é que o poder público está mais preocupado em aprovar os espigões na orla do que em qualificar aquela área…

  14. Camarada Rodrigo ñ generalize por um caso isolado ou pelo espumar do canto da boca dos Segundinos invejosos!

    O q se percebe nos blogs do centro do país é q o clube do sul mais odiado é o Grêmio pela arrogância da sua torcida, pela falta de postura de seus dirigentes (Cacalo, Pelaipe) entre outras coisas.
    Tanto q é chacoteado e flauteado tanto por torcedores de times do centro como por jornalistas, como te mostrei o comentário do são-paulino aquele dia e o velório feito pelo Milton Neves no programa dele depois da final da Libertadores.

    O Internacional, o mais internacional dos clubes brasileiros, Campeão de Tudo e 100 anos na Primeira Divisão; é visto de forma simpática pela maioria no centro do país. Basta conferir os blogs do centro do país!

  15. Tá… Então pelo jeito, o Cruzeiro não é mais “primeirino”, como diz o Jorge.
    Milton Neves? Conta outra… Levá-lo a sério, é igual a levar a sério alguns “formadores de opinião” aqui do RS.
    “O Internacional, o mais internacional dos clubes brasileiros, Campeão de Tudo e 100 anos na Primeira Divisão; é visto de forma simpática pela maioria no centro do país.” Estou louco para assistir a um Corinthians x Inter… Entregaram pro Goiás ano passado (como andaram dizendo), agora agüentem!

  16. Camarada Rodrigo, ñ é pq uma cruzeirense ñ simpatiza com a gente q o Cruzeiro deixa de ser clube de Primeira Divisão, afinal ao contrário de outro clube de azul ele nunca caiu. Os Segundinos invejosos era pra vcs, pra ela usei o termo “caso isolado”.

    Há sim alguns corintianos de cara com a gente (os menos racionais) mas isto ñ significa q as demais torcidas nos detestem. Repito: veja os blogs do centro do país e verás torcedores de outros clubes falando de forma simpática do Colorado.

    Depois do jogo da semi-final na vila, o Pelaipe esculachou o time do Santos (q é o time do Milton), chamando-o de timinho, q o Estádio era uma m…, etc. Isso deixou o Milton de cara e daí ele flauteou qdo perderam a Libertadores. Como disse um dos motivos de serem odiados é a falta de postura dos dirigentes!

    Ah e por falar em entregar, fazendo os cálculos se nota q o colaboramos de forma decisiva para q o SP fosse campeão: além de entregar o jogo lá (ah aquele gol do Dagoberto… KKK), metemos 4 em vcs, ou seja, contribuímos com 6 ptos para o Hexa do SP! KKK

  17. Pingback: A ilusão da “arena” « Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s