GRÊMIO CAMPEÃO DO MUNDO – 25 ANOS

11 de dezembro de 1983. Em uma fria tarde de Tóquio, o Grêmio derrotava o Hamburgo por 2 a 1, dois golaços de Renato Portaluppi, e conquistava o título de campeão do mundo, pela primeira vez para o Rio Grande do Sul.

O Grêmio de Renato assim integrava-se ao seleto grupo de clubes campeões mundiais, que no Brasil até então só contava com Santos (de Pelé) e Flamengo (de Zico).

14 comentários sobre “GRÊMIO CAMPEÃO DO MUNDO – 25 ANOS

  1. Engraçado é q de dois anos prá cá os Segundinos passaram a festejar anualmente o Toyotão, será pq a cada ano os Colorados comemoram o verdadeiro Mundial conquistado em cima de uma potência do futebol mundial e ñ de uma zebra (como diz o próprio site dos Segundinos)? KKK

    Ñ adianta fazer esse escarcéu pq nem o advogado q vcs tem na Fifa conseguiu convencer o Blatter de q aquele amistoso de luxo promovido por uma empresa de automóveis era um mundial. Daí mordido de raiva o Segundino denunciou o Colorado (o mais internacional do Brasil, único das Américas campeão de tudo e 100 anos na 1ª divisão).

    As gerações mais jovens já estão assimilando a diferença entre mundial e intercontinental, diferença esta apontada pelo grande Boca em seu site ano passado:

    “¿Qué es y cómo se juega?
    El Mundial de Clubes de la FIFA es el torneo que reemplaza desde 2005 a la Copa Intercontinental. Esta será la cuarta edición y la primera con un equipo argentino entre los competidores.”

    Quem são os campeões mundiais para o grande Boca? A resposta está no site do mesmo:

    “Campeones anteriores Japón 2006

    Los clasificados fueron:

    Jeonbuk Hyundai Motors de De Corea del Sur (AFC)
    FC Barcelona de España (UEFA)
    America de México (CONCACAF)
    Al-Ahly de Egipto (CAF)
    Internacional de Brasil (CONMEBOL)
    Auckland City FC de Nueva Zelanda (OFC)

    En la final del 17 de diciembre, en Yokohama, Inter venció al Barcelona 1-0. Con el tercer puesto se quedó el Al-Ahly, que le ganó 2-1 al América.

    El Botín de oro fue para Deco del Barcelona, el de plata para Iarley del Inter y el de bronce para Ronaldinho del Barcelona.
    Aboutreika se adjudicó el Balón de Oro al goleador con 3 tantos.
    ——————————————————————————–
    Japón 2005

    Los clasificados fueron:

    Al Ittihad de Arabia Saudita (AFC)
    Liverpool de Inglaterra (UEFA)
    Deportivo Saprissa de Costa Rica (CONCACAF)
    Al Ahly de Egipto (CAF)
    San Pablo de Brasil (CONMEBOL)
    Sydney FC de Australia (OFC)

    En la final del 18 de diciembre, en Yokohama, San Pablo venció al Liverpool 1-0 y se quedó con la copa. El tercer lugar fue para el Saprissa que le ganó 3-2 a Al Ittihad.

    El Balón de oro fue para Rogerio Ceni del San Pablo, el de plata para Steven Gerrard de Liverpool y el de bronce para Cristian Bolaños del Saprissa.

    Goleadores:
    Amoroso (2)
    Peter Crouch (2)
    Alvaro Saborio (2)
    Mohammed Noor (2)
    ——————————————————————————–
    El primer Mundial se jugó en Brasil en el año 2000

    Clasificados:
    Al Nassr de Arabia Saudita (AFC)
    Corinthians de Brasil (Liga de Brasil)
    Manchester United de Inglaterra (EUFA)
    Necaxa de México (CONCACAF)
    Raja Casablanca de Marruecos (CAF)
    Real Madrid de España (Ganador de la Intercontinental 98)
    Vasco da Gama de Brasil (CONMEBOL)
    South Melbourne de Australia (OFC)

    La final la ganó Corinthians, que venció a Vasco da Gama por penales luego de empatar 0-0 en los 90 minutos de juego.”
    *************************************
    Os Segundinos q adoram tanto copiar os argentinos nesse caso vacilam pq? KKK

  2. Camarada Jorge, o Mundial de 1983 sempre foi festejado! Todo ano, o dia 11 de dezembro é lembrado. E em datas “redondas”, como os 20 anos (2003) e os 10 anos (1993), ainda mais.

  3. Ah, camarada: reparaste na camisa do Estudiantes, adversário de vocês na final da Segundona da América? Lá diz: CAMPEÓN DEL MUNDO…
    E tem algo que eu já disse uma vez e repito: sou campeão do mundo há 25 anos, queira ou não a PIFA! Ela não manda no meu coração!

  4. Sim, quem manda no teu coração é a Toyota… agora entendo pq tu quiz logo aos 16 anos fazer a carteira de motorista desesperadamente…

  5. Sempre foi festejado é? Sei! Nunca tinha visto carreata do Brasinha até o ano passado!

    Essa história do Toyotão ser mundial até agora ñ foi apresentado um único argumento convincente, é igual ao folclore do “imortal”! Tipo é pq sim, pq querem q seja assim e pronto, pq qdo se vai pro debate sério…KKK

  6. Camarada Rodrigo te enviei um e-mail sobre a falcatrua do Cel Mendes ñ sei se vc já viu ou recebeste? Publica algo aí pra ver se o Jubão aparece quero ver o q ele vai dizer agora q o ídolo dele se enrolou! KKK

    Camarada Rodrigo já disse em outra oportunidade: o Intercontinental teve a sua importância no tempo em q existiu, assim como tiveram a Taça Brasil e o Robertão, porém, por questões óbvias, tanto o 1º ñ é a mesma coisa do q o Mundial, como os segundos nunca foram campeonato brasileiro. E olha q a Taça Brasil e o Robertão eram organizados pela CBD.

    É como digo, ñ há argumento razoável para dizer q o Toyotão tem o mesmo peso do Mundial.

  7. Camarada Jorge, recebi o e-mail, publicarei algo a respeito.
    Agora, sobre as conquistas, vou preparar um ranking brasileiro de clubes. Muito mais confiável do que qualquer outro, hehehe…

  8. Se, por um lado, o sport club venceu o Barcelona, sagrando-se campeão mundial, por outro é impagável ver que o tamanho recalque do título gremista – 23 anos antes – não os deixa comemorar, apenas comparar um título com o outro na tentativa de compensar os 23 anos de inferioridade absoluta.

    Patético é pouco pra descrever.

  9. Campeão da fifa. Fifa seria aquela entidade ‘isenta’ que fez vistas grossas para a manipulação na Copa 78 Argentina? É isso aí, tudo em nome do futebol $$$.

  10. Ah, então é por isso que o Rolo Compressor da década de 70 e início de 80 não quis ganhar nem a Libertadores. Não havia a Fifa na parada. Agora entendo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s