Mas que bela democracia!

Parece mentira, mas não é: na França, um jornalista foi preso por ter liberado um comentário.

Acusado de difamação, Vittorio de Filippis foi preso diante dos filhos pelo crime de ter permitido a publicação de um comentário na página do jornal Libération em 2006, que contrariou os interesses de um empresário que enfrentava problemas com a justiça francesa.

Essa é a democracia defendida pelos liberais de plantão. Basta ter dinheiro para pagar um bom advogado e processar seus adversários.

Leia mais aqui.

Anúncios

7 respostas em “Mas que bela democracia!

  1. Camarada Rodrigo tenho um artigo maravilhoso cujo título chama-se “Liberalismo e democracia social” q trata mto bem deste tema!

    Tem mta coisa acontecendo pelo mundo mas os Jubões da vida (por onde anda a figura, só querem falar da Venezuela, Bolívia,…).

    Recentemente o Berlusconi se blindou na Itália. Ele aprovou uma Lei q o proíbe de ser investigado pela Justiça enqto for 1º Ministro, sendo q a reeleição lá é ilimitada. A justificativa? A de q em outros países da União européia já era assim. Enqto isso no caso da morte do jovem Carlo Giuliani, o assassino foi absolvido, e 24 pessoas q participaram do ato contra o G8 foram condenadas a penas q somadas dão 108 anos de prisão.
    O mesmo Berlusconi tb deu superpoderes para alguns prefeitos perseguirem livremente os ciganos (algo q Mussolini fez).

    Sem contar outros descalabros como a aprovação no parlamento sueco recentemente tb de uma lei q permite a espionagem de e-mails e ligações telefônicas, exemplo q a Inglaterra quer copiar e q os EUA já seguem.

    E essa corja ainda chama o Chávez de ditador! Haja pinho pra cara-de-pau dessa gente!

  2. Rodrigo, aqui mesmo em Porto Alegre temos coisas parecidas acontecendo. Recentemente tive um pequeno texto meu editado pela editoria de opinião de um jornal. Ao reclamar, fui informado que o jornal poderia ser processado, mesmo ficando claro que o artigo publicado naquele espaço não traduziria a opinião ou pensamento do diário. Estou te enviando a troca de e-mails que tive com o editor.
    Abçs
    Christian

  3. Alguém se lembra do motivo da demissão do Mendelski da Gaúcha?

    A quem ñ sabe foi pq um ouvinte enviou um e-mail em q criticava o serviço de uma empresa de telefonia e o Mendelski acabou avalizando a crítica.
    Só q tinha um pqno “probleminha”: a empresa era uma das patrocinadoras do programa.

    Essa é a democracia no capitalismo!

  4. A diferença, Azamat, é que o jornalista francês apenas liberou um comentário que apontava problemas do tal empresário com a Justiça – ou seja, se fosse mentira o processado deveria ser o autor do comentário (identificável pelo endereço de IP) – enquanto no governo Olívio o que víamos eram ataques constantes e sem chance de defesa. Aquelas figurinhas processadas não tinham nada de inocentes.
    Assim como o Larry Rohter (o jornalista do New York Times que publicou uma reportagem dizendo que os brasileiros estavam preocupados com o Lula porque ele “bebia demais”) também merecia uma punição – que veio na forma do repúdio àquela reportagem por parte de todos os partidos, até da oposição. Depois, o Lula pisou na bola ao querer expulsar o jornalista do Brasil, uma atitude exagerada.

  5. Por falar em processo contra jornalista quase ninguém falou q no relatório da PF tanto do caso Dantas, qto na quadrilha do Detran, ficou comprovado q setores da grande imprensa recebiam dinheiro para plantar notícias a favor dos corruptos.
    E aqui no RS sabe qual jornalista estava envolvido na quadrilha do Detran? José Barrionuevo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s