A importância do futebol

Um vazio assombroso: a história oficial ignora o futebol. Os textos de história contemporânea não o mencionam, nem de passagem, em países onde o futebol foi e continua sendo um símbolo primordial de identidade coletiva. Jogo, logo sou: o estilo de jogar é uma maneira de ser, que revela o perfil próprio de cada comunidade e reafirma seu direito à diferença. (Eduardo Galeano, Futebol ao Sol e à Sombra. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 243-244.)

As imagens da tentativa de suicídio de um vascaíno após o rebaixamento do time do coração são chocantes. Por sorte, a tragédia maior foi impedida. Porém, as palavras do torcedor – “a minha vida não faz mais sentido” – mostram o quão importante é o futebol na vida de muitas pessoas.

Assim como há gente que morre (ou mata) “pela pátria”, muitos são capazes de matar ou morrer por um time de futebol. Para essas pessoas, o clube talvez seja uma das únicas fontes de alegria. A compensação, no fim-de-semana, de uma vida sofrida de segunda a sexta. A glória ou a desgraça não são apenas do time, afetam cada torcedor, cada um à sua maneira.

Certa vez li que, após o Maracanazo de 1950, morreram dois torcedores. Um brasileiro se jogou da marquise do Maracanã, e um uruguaio enfartou em Montevidéu após ouvir pelo rádio o segundo gol do Uruguai.

Definitivamente, futebol é algo muito mais importante do que parece para muitos intelectuais que insistem em ignorá-lo como fenômeno de massas, ainda mais no Brasil.

Anúncios

12 comentários sobre “A importância do futebol

  1. Camarada Rodrigo já a gremistada ñ faz isso pq já se acostumou com o seu time elevador! Aí já sabem q de tempos em tempos fazem uma visitinha ao vale dos mortos, embora jurem q sejam “Imortais”! KKK

    Pobre Vasco! Quem mandou acreditar q poderia ser salvo por num gremista fanfarrão como o Renato! O cara já se via no Japão e até na seleção há uns meses atrás e agora termina na Segundona! Como bom gremista come m… e arrota caviar! KKK

  2. Caro Rodrigo!

    Não sei como tu aguenta essa naba, o cara é um estúpido.

    Com todo o respeito, mas enquanto essa figura estiver dando pitaco por aqui não vou fazer intervenções.

    Abraços

  3. Vieira, tu te acha muito esperto? Não sabe o que é “flauta”????? Vcs gremistas são bem assim… gostam de posar de sabichões, espertos, pseudo-intelectuais… Daí quando se deparam com brincadeiras, com bom humor, ficam todos “irriquietos”, “indiguinados”.

  4. Amigo Jorge Vieira, em nome da família Cardia, peço desculpas pelo infeliz comentário deixado pelo meu irmão (que só publico por defender a democracia).
    Quando ele fala que os gremistas “gostam de posar de sabichões”, deveria olhar para o espelho antes de falar besteira. Os demais colorados da família são bem mais sensatos.

    Abraços

  5. Não podemos deixar de levar em consideração o estado etílico do candidato a defunto, admitido por ele em uma entrevista. Será que ele se confundiu? Porque, até onde sei, ele ganhou uma vaga na Segundona, e não um par de asas.
    Mas tentando falar sério: não sei qual seria minha atitude numa sitação dessas, até porque meu time nunca chegou a esse ponto.
    Fica a pergunta: nas duas vezes em que isso aconteceu, tu tentaste o suicídio, Rodrigo?

  6. Em nome da família Cardia venho aqui mostrar insatisfação aos vários gremistas que se acham mais inteligentes, mais espertos, “maiores”, mas que não sabem aguentar uma simples brincadeira!! Chamar outras pessoas de “estúpidas”, e defender essas que falam isso é de grande intolerância, e extrema falta de bom humor. Só digo uma coisa: quer brincar? então aceite brincadeiras.

  7. Em nome da família Cardia, venho me desculpar pelo membro da família que não aprende a importância de se ter humildade.

    Antonio, te cuida: ninguém tá livre de cair. Para nunca caírem para a Série B do Brasileirão, sugiro que deixem de disputar o campeonato.

  8. Sinceramente eu fico mto satisfeito q os Segundinos acreditem (se é q ñ é só da boca pra fora pra ñ dar o braço a torcer para nós Colorados…) q tiveram um belo ano! Ñ ganharam NADA e entregaram um campeonato com 11 ptos na frente! E fico satisfeito por uma razão mto simples: vai deixar a direção deles com a sensação de q tudo por aquelas bandas está uma maravilha e q pouca coisa precisa ser feita! A primeira besteira já fizeram: mantiveram o buRoth!

    Se o Inter tivesse tido o ano q teve o Segundino, ou seja, ñ ganhar nada e entregar um campeonato da forma q eles entregaram, ia dar Portão 8, o técnico seria demitido, os Perebas da vida mandados embora e mta coisa mudaria!
    Mas a torcida Colorada é torcida de Primeira, ñ de Segunda, daí é outra mentalidade, o grau de exigência é outro! Isso explica pq um nunca caiu e o outro já visitou duas vezes o vale dos mortos!

    Continuem assim Segundinos!!! KKK

  9. Hahaha, Rodrigo! Essa foi ótima! Deixar de disputar o campeonato! Boa, mesmo!

Os comentários estão desativados.