Mais uma charge

Desta vez, é do Santiago, tirada lá do Tinta China, sobre a opinião reacionária matéria publicada no panfleto de direita na revista Veja.

Anúncios

Uma resposta em “Mais uma charge

  1. Restauração capitalista na China

    Os dados abaixo foram extraídos de uma reportagem da Revista Época, porém vêm sendo denunciados pela esquerda há algum tempo. É bom ressaltar q se referem só ao campo, mas a pobreza tb se faz presente nas grandes cidades:

    => O agricultor ganha um terço da renda do trabalhador urbano.

    => Há 312 milhões de chineses do interior que sofrem com a falta de água ou água contaminada por arsênico, flúor e outros poluentes orgânicos e industriais.

    => Apesar da repressão, há de 60 mil a 80 mil protestos a cada ano no interior. Por más condições de trabalho, disputa de terras, indenizações baixas, abusos de governos locais ou problemas de meio ambiente, que provocam câncer ou inviabilizam as lavouras às margens dos rios.

    => Estimulou o êxodo interno, dizendo que os governos locais devem ajudar os agricultores a encontrar trabalho nas cidades. Esse é o discurso oficial do governo central. Sabe-se que milhões de chineses não são convidados gentilmente a ir para as cidades. São expulsos do campo por empreendimentos e fábricas e acabam nos centros urbanos. Ou migram voluntariamente em busca de emprego e melhores oportunidades, como acontece no Brasil.

    => No interior, há 800 milhões de chineses pobres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s