Papo de bar

O meu grande amigo Diego Rodrigues, mestrando em Economia pela UFJF, passa as férias de julho aqui no Rio Grande do Sul, visitando família e amigos. Na noite dessa quarta, assim como na semana passada e como antes dele ir para Minas Gerais, fomos tomar cerveja.

Lembramos, com saudade, de como acreditávamos na política até relativamente pouco tempo atrás, quando defendíamos o PT com unhas e dentes. Comentei que a campanha eleitoral de 2004 foi a última na qual eu saí para a rua de bandeira do PT na mão – e ainda assim, com um certo constrangimento. Depois do mensalão, não tomei mais coragem. Na campanha de 2006, o máximo que fiz foi usar adesivo do Olívio.

Quando o Olívio foi eleito, em 1998, eu brigava por causa de política. Estudava no Colégio São Pedro, particular, e apesar de boa parte dos colegas apoiarem – ou mesmo votarem, já que alguns, como eu, já tinham título eleitoral – o PT, havia também muitos anti-petistas. Lembro que certa vez um deles me chamou de “comunista” com a intenção de me xingar, mas eu, claro, agradeci – ser chamado de “comunista” é para mim um elogio!

O que mais dói na situação atual, quando não acredito em nenhum partido, não é simplesmente tal fato. O mais triste é saber que aqueles que há 10 anos atrás já eram “anti-PT” devem ter saltado de alegria com a divulgação das notícias sobre corrupção no PT. Afinal, assim o PT se igualava aos partidos que tanto criticara.

Sim, os conformistas que se limitam a serem “anti” certamente vibraram de alegria com a destruição do sonho de muitos petistas. Eles achavam (e continuam achando, é claro) que as pessoas não podem ter o direito de desejarem um país, um mundo melhor. O PT simbolizava, àquela época, tal utopia – que hoje não vejo encarnada em partido algum.

A utopia dos conformistas que são “anti” (e de cada vez mais gente de classe média) é ter um emprego, ser um dito cidadão respeitável, ganhar quatro mil reais por mês, ter $uce$$o na vida (seja lá qual for a carreira) e comprar um carro do ano…

Aquela famosa música do Raul Seixas que fala disso é dos anos 70, mas continua atual. Na verdade, cada vez mais atual.

Em breve (o mais breve possível), voltarei ao assunto.

Anúncios

7 respostas em “Papo de bar

  1. Camarada Rodrigo agora falaremos de um assunto no qual nos entendemos!
    Tb acreditei mto tempo no PT! Rompi na Reforma da Previdência! Do fracasso ético e programático do PT devemos extrair lições. A primeira delas é ñ apostar todas as fichas em um partido ou liderança política como se este fosse a salvação da pátria! Devemos apoiar partidos e lideranças mas manter nossas convicções acima de tudo! Do contrário ñ teremos forças para reagir! Os bolcheviques romperam com o partido social-democrata russo qdo este traiu e se reorganizaram! Rosa Luxemburgo rompeu com o SPD alemão qdo este traiu e se reorganizou! Nenhum partido tem o monopólio das bandeiras da esquerda e elas ñ se encerram com a falência programática de um partido de esquerda! Tenhamos forças, vamos reagir camarada, vamos se reorganizar, afinal sabemos q da forma como está ñ haverá saída! Ñ abandonemos a política!

    Abraços!

  2. Amigo Jorge:
    Não é possível abandonar a política. Como dizia o poema do genial Bertolt Brecht, é burrice abandoná-la, pois muita coisa depende de decisões políticas.
    O maior problema, é a falta de ter alguma entidade com a qual se identificar na política. Ainda não decidi em quem votar no dia 5 de outubro (sei em quem NÃO votar: Fogaça, Onyx & cia.), mas independentemente do meu voto, não usarei adesivo nem nada.

    Abraços!

  3. Camarada Rodrigo concordo contigo: na direita nem amarrado!
    A Manuela com a turma do Britto nem pensar e a Maria do Rosário é do PT e como rompi com ele ñ teria sentido votar nela!
    Vou votar na Luciana Genro por sua trajetória e atuação parlamentar! Vou apostar no PSOL!

    Abraços!

  4. E o mais engraçado é que a Manuela fala de “problemas pelos quais qual Porto Alegre passa há 20 anos” para atacar tanto o Fogaça quanto o PT, mas em 2004 ela era aliada ao PT, e esse ano tem um vice do partido que elegeu o Fogaça…

  5. TANTOS SONHOS, VONTADE DE MUDAR O BRASIL IGUALDADE, ONDE FORAM PARAR????? O ÍCONE QUE ADOREI E PENSEI QUE TRANSFORMARIA O BRASIL E QUE NOSSO DESTINO SERIA MELHOR, VIROU ESTA MERDA, MAIS FEDORENTA QUE UM mALUFINHO DA VIDA POR AÍ. LEMBRO DE MAIS DE 20 ANOS ATRÁS, NÓS PETISTAS FAZENDO BANDEIRA, CARRETEIRO DE 30 KG DE ARROZ CONTRA UM DE FRANGO NA IGREJA SÃO JORGE DO PARTENON PARA ARRECADAR DINHEIRO, E NO OUTRO DIA, ACORDAR ÁS SEIS DA MATINA PARA BANDEIRAR, TUDO PARA LEVAR ESSE VENDIDO, COM SEUS CUPINCHAS, TIPO ROMERO JUCÁ, SEVERINO MANDANDO E FAZENDO ACONTECER O MISISTERIO DAS CIDADES, PP, ETC E TAL O qUE É ISSO COMPANHEIRO!!!!!!!!!!! A ULTIMA DAS COVARDIAS FOI TRUNCAR O ANDAMENTO DO CORRUPTO DO DANTAS. O QUE O MEU EX DEUS ESTÁ ESCONDENDO.

  6. Acho que a postura que você critica nos anti-petistas é parecida com a sua agora. porque o PT não deu certo, do ponto de vista dos trabalhadores, você acha que nada mais pode dar certo. Você sabe que devemos aprender com a história,onde está o erro. Na traição histórica dos dirigentes do movimento operário ou chegar a conclusão como muitos ex-lutadores que não é possível que os trabalhadores tomem o poder Condená-los a escravidão enquanto discursamos sobre a revoluções passadas.
    O Jorge Nogueira fala da Luciana Genro mas esquece que ela coligou com o PV. O PV é base de sustentação do governo Lula. Votou a favor da Reforma da Previdência e seu principal dirigente, Fernando Gabeira é candidado a prefeito do RJ em aliança com o PSDB. Já não vimos esse filme antes?

  7. Maria Luiza,

    Não acho que “nada mais pode dar certo”. Meu desânimo é com a situação atual, em que não vejo esperanças de mudança. Como falei, antes o PT representava os sonhos de um Brasil melhor, e hoje não vejo isso em nenhum dos partidos políticos, o que é uma pena.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s