A qualidade do nosso “showrnalismo”

Bem diz o Wladimir Ungaretti: nunca se fez jornalismo tão ruim neste país. Na verdade, nem se trata de jornalismo, e sim, de “showrnalismo”.

E a porcaria não é só nos noticiários referentes à política ou aos movimentos sociais. Até na hora de falar do tempo, a “grande mídia” faz merda. No Jornal Nacional desta sexta, houve reportagem falando que hoje a temperatura caiu abaixo de zero em São Joaquim, e que “finalmente o frio chegou”.

OPA! Que história é essa de “finalmente o frio chegou”? E aqueles dias congelantes em maio e junho (bem mais frios que hoje), foram o quê?

Sem contar que semana passada, pelos jornais a impressão que se tinha era de um clima de verão, de tanto que falavam em “veranico de julho”. Tá certo, à tarde fazia calor de quase 30 graus, mas de manhã cedo não dava para sair de manga de camisa. Quando eu chegava ao Campus do Vale da UFRGS, por volta de 8 e meia da manhã, a temperatura era certamente próxima de 10 graus, a ponto de eu realmente passar frio: eu só não me agasalhava mais porque sabia que à tarde o tempo iria esquentar e não estava a fim de carregar um monte de roupas.

Ah, e a reportagem da Globo sobre o raro frio de São Joaquim terminou com uma das mais estúpidas perguntas que já ouvi. Ao entrevistar uma menina que mora no Rio de Janeiro e visitava a cidade catarinense com os pais, o “showrnalista” perguntou: “em Ipanema faz tanto frio assim?” (argh, meus ouvidos doem!).

———-

Comecei o post falando do Ungaretti, e termino citando o mesmo. Clique aqui e leia o ótimo texto que ele escreveu a respeito da chegada da marcha do MST a Porto Alegre. São informações que vocês jamais terão na Globo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s