Bolsa Família

Se eu escrever um post elogiando o Bolsa Família, os direitosos de plantão dirão que sou “petista”. Me desfiliei em 2005, mas continuo a votar no PT por falta de melhor opção.

Mas os direitosos de plantão irão dizer que a revista britânica Economist é “petista”?

Vale a pena ler a tradução feita pelo Luiz Carlos Azenha da matéria publicada pela Economist. Clique aqui.

3 comentários sobre “Bolsa Família

  1. Camarada Rodrigo:

    Temos problemas sociais urgentes e por isso ñ me oponho a programas assistencialistas. Só q eles têm de ser acompanhados por uma ampla série de medidas estruturais q ñ tornem esses programas um fim em si.
    Infelizmente ñ é o q o Governo Lula está fazendo. Ele implementa programas assistencialistas ao passo q aprofunda o bárbaro modelo neoliberal no país.
    Dessa forma ele segue as orientações da banca internacional q prega exatamente a implementação desses programas junto do neoliberalismo para q as massas pauperizadas recebam um osso para ñ latir ou até morder!

    Lamentável!

  2. Jorge: concordo com tua opinião. Inclusive vemos algo surreal: quem mais tem sido beneficiado pelo governo são os pobres (com o Bolsa Família) e os banqueiros (que obtiveram lucros recordes recentemente). Mas ainda assim, acho que o atual governo, que não é dos meus sonhos (muito longe disso) é menos pior do que o anterior, por estar promovendo (mesmo que lentamente) a diminuição da desigualdade.
    De qualquer forma, faltam as medidas estruturais que tu falaste: uma família recebe o benefício desde que em contrapartida coloque os filhos na escola, para que no futuro, teoricamente, eles não precisem receber ajuda do Estado. O problema é a qualidade da educação que eles recebem nas escolas.
    É o que se vê com a implantação das cotas: é solução emergencial, que deveria ser acompanhada de melhorias nas escolas públicas. Mas não se vê isso.
    Como disse esses dias um amigo meu: não se resolvem os problemas estruturais do país porque isso só produz efeito a longo prazo, enquanto assistencialismo dá retorno rápido, em forma de votos…

Deixe um comentário