Grêmio 2008

Tenho acompanhado em outros blogs (e principalmente no Alma da Geral) a preocupação da torcida gremista com o início de ano do clube. E não é para menos. Nos dois jogos-treinos realizados até agora em 2008, o desempenho é péssimo. 3 a 0 no amador Flamengo de São Valentim (que ano passado levou 9 a 0), e ontem, só 1 a 0 no também amador São Paulo de Bento Gonçalves, fizeram a torcida perder a paciência e vaiar o time.

Isso não é pouco, considerando que em 2007 aconteceu o mais perfeito casamento entre time e torcida que já vi, e olha que já fazem mais de 10 anos que freqüento o Olímpico. Era emocionante ver o time entrar em campo e ser recebido como era pela Geral. Na final da Libertadores, a torcida cumpriu o que era prometido num vídeo de arrepiar que eu postara uma semana antes, e deu o maior espetáculo que já vi em um estádio de futebol.

E olha que o Grêmio tinha uma tarefa gigantesca pela frente, de precisar fazer 4 gols de diferença no Boca: mesmo com a derrota de 2 a 0, o Olímpico aplaudiu o time, simbolizando que a união continuaria mesmo com a perda do título tão sonhado.

E realmente continuou, desta vez para levar o time à Libertadores de 2008, mas a vaga não veio, e o time vice-campeão sul-americano se desmanchou. Pior: perdeu jogadores que não precisava perder, como William, que desejava ficar no Grêmio mas foi mandado para o Corinthians como pagamento de uma dívida antiga. Teco se machucou, e agora a defesa gremista terá de contar com o fraquíssimo Pereira.

Quanto ao Diego Souza, seria bom se ele permanecesse, mas acabou tornando-se muito caro. E depois de uma longa novela, acabou indo para o Palmeiras.

Do jeito que andam as coisas, o time dependerá ainda mais da torcida em 2008 para manter a hegemonia estadual e almejar alguma coisa no Campeonato Brasileiro, ou para brigar pelos títulos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. O problema é que a pré-temporada não é nada empolgante. E para que a união entre time e torcida volte a acontecer, é preciso uma identificação maior entre jogadores e torcedores – e atletas que tinham essa identificação, como Saja, Gavilán (sacado do time graças à estúpida contratação de Hidalgo), William e Sandro Goiano, foram embora.

Vamos esperar para ver. Espero que eu morda minha língua e 2008 seja um grande ano para o Tricolor. Porque, por enquanto, acredito que o Brasileirão não se resumirá a briga para não cair porque o futebol brasileiro está nivelado por baixo, a maioria dos times são muito ruins.

14 respostas em “Grêmio 2008

  1. Hoje tivemos o acréscimo do Roger, também conhecido como brinquedinho da Galisteu. O que vai aconetcer? Não sei, mas acho que a noite portoalegrense, calçada da fama e outras, não terá saudades do Somália e do Leo Lima. O que fizemos para merecer isto???

  2. Diante das contratações e da já demonstrada tradição de rebaixamento por parte do Grêmio, o colunista Paulo Santana vem há alguns dias expressando publicamente a sua preocupação com uma eventual queda ( a terceira ) do clube para a Segunda Divisão. Santana vem alertando que a preocupação da Direção tem se restringido a construção da Arena e que a atual gestão está brincando com a torcida. Os motivos para os gremistas se preocuparem são mesmo fortes: contratações fracas e tradição em rebaixamento. O macaco imundo aqui como não tem nada haver com isso e que é Tríplice Campeão e que nunca caiu ( escapou 3 vezes na finaleira quando ninguém mais dava nada ) tá achando muito engraçado ver os gremistas se borrar de medo de voltar as trevas de novo! É melhor o clube da Azenha firmar parceria com a Johson para garantir o estoque de fraldas e calças plásticas para a torcida! KKKKKKKKK

    Quem não cai leva Dubai!

  3. Colorados só sabem repetir as mesmas besteiras (PIFA, Coroa, rebaixamento). Por isso que o Inter só ganha um título importante de 30 em 30 anos!
    Porque se gabar por causa do torneiozinho de Dubai, onde os europeus erram pênalti e saem dando risada…
    Aliás, o Inter nunca caiu porque o Paysandu deu uma baita mãozinha em 2002, lembram? E por essas e outras, é na atualidade o time brasileiro que mais merece um rebaixamento para aprender.

  4. Tá magoado hein Rodrigo?
    O Inter não dependia apenas da vitória sobre o Paysandu para escapar da Segundona em 2002, dependia de outros resultados ( que acabaram acontecendo: derrota do Palmeiras e da Portuguesa – essa perdeu em casa ). De nada adiantaria o Inter derrotar o Paysandu e os outros vencerem! Só falta tu dizer q o Inter comprou o Corinthians do Neto em 90 e o Palmeiras do Felipão em 99… mãozinha (quer dizer mãozona ) foi o q a CBF fez em 92 inchando o Brasileirão de 93 para trazer os “imortais” perdedores de volta ( senão sabe-se lá qto tempo iriam padecer na Segundona KKKK ). Nem os clubes do centro do país (historicamente beneficiados pela entidade) tiveram essa MÃOZONA.

    Valorizamos sim Dubai! Pelo dinheiro, pelo prestígio reforçado e pelos adversários! E temos q valorizar tudo isso: Dubai, Tríplice Coroa e todos os títulos internacionais! Tem gente aí q valoriza Segunda Divisão chegando a fazer DVD como se fosse título mundial KKKKKK
    Derrubamos sem esforço e aflição o Barcelona, o Stuttgart e a Inter de Milão! Enqto alguns aí suam o rego pra derrubar Náutico, Caxias, Defensor ( o zequinha de Montevidéo ) e acham q fizeram grande coisa ainda KKKKK
    Mas ñ dá pra querer nivelar a mentalidade de Time de Primeira com Time de Segunda KKKKKKKK

  5. Eu, magoado? Eu vou me magoar com esse timinho da beira do lago?
    O DVD não foi porque o adversário era o Náutico e porque o campeonato era da Série B. Eu preferia que o Grêmio jamais tivesse que jogar aquela partida. Mas jogou, e venceu de uma maneira que nunca vi, e provavelmente nunca mais verei. Quem acreditaria que um time com 7 em campo e um pênalti contra conseguiria não perder – e ainda ganhar o jogo! – contra um adversário completo???
    Em 1992 o regulamento foi alterado ANTES do campeonato começar. Confesso que foi uma baita ajuda, mas não chegou nem perto do que fizeram duas vezes pro Fluminense voltar para a Série A: em 1997 simplesmente revogaram o rebaixamento de 1996 e assim Flu e Bragantino continuaram na elite, mesmo assim o Flu caiu de novo e aí seria vergonhoso virar a mesa mais uma vez, e assim eles foram pra Série B, e depois pra C. Aí ganharam a Série C em 1999 e teriam de jogar a B em 2000, mas teve aquela confusão do Gama e eles foram direto pra A.
    Portanto, não me venham com esse papo “pifado”!
    Ah, e quanto aos adversários “difíceis”: vocês se gabam por que eliminaram LDU e Libertad na Libertadores de 2006… Em 1995 ganhamos do Olímpia, do Palmeiras (que tinha um dos melhores times que já vi jogar) e do Nacional de Medellín. E ano passado, eliminamos São Paulo e Santos, os dois melhores times do Brasil em 2007!

  6. O Time da beira do lago nunca afundou como vcs: Segundinos! KKKKKKKKKK

    Ah já sei: o DVD foi devido as circunstâncias do jogo…sei! E é aí q vcs se enganam pq ao citar as circunstâncias só mostra o tamanho da ruindade do adversário ( errar 2 pênaltis e perder pra 7 dentro de casa ). E ao revelar o tamanho da ruindade do adversário fica ainda mais chato ( e ñ heróico ) pra vcs q suaram o rego pra derrubar esse “monstro”. Mas é como eu já disse antes: nã dá pra nivelar a mentalidade de um Time de Primeira com um de Segunda KKKKKK

    Ñ cabe a mim ficar aqui debatendo quem foi o Segundino mais beneficiado pela CBF até pq sou Time de PRIMEIRA DIVISÃO! Vá fazer essa discussão com os outros Segundinos! Mas q “nunca na História da Segundona subiu 12 a isso nunca”. Apenas refutei a tese de q a pura e simples vitória diante do Paysandú tiraria o Colorado da Segundona! Isso ñ é verdade e vc sabe disso!

    Olha ñ vejo nenhum Colorado exaltando o LDU e nem o Libertad, mas pelo menos como vc mesmo teve de reconhecer eram adversários de LIBERTADORES! Ñ Náutico da Série B e o Caxias do Gauchão! Na final ganhamos do São Paulo ( campeão mundial FIFA ) q era BEEEEEMMMMM melhor q o São Paulo q vcs pegaram na Libertadores! Ah mas pelo menos dessa vez era o São Paulo né ñ o Náutico KKKKKKK

  7. Para não deixar pergunta SÉRIA sem resposta: a vitória simples sobre o Paysandu não bastava para salvar o Inter em 2002, ele dependia de outros resultados. Mas ela precisava acontecer de qualquer forma. MUITA gente desconfia que rolou mala preta…
    Mas agora, juro que nunca mais aprovo comentário que baixe o nível da discussão…

  8. Mas e aonde eu rebaixei o nível da discussão? Só pq disse a verdade? E se tivesse rebaixado? Como gremista com tradição de rebaixamento ñ teria sentido vc desaprovar um comentário rebaixado KKKK

    Aí é q mora a diferença: contra o Paysandú há uma dúvida por parte de alguns e até q se prove o contrário…mas qto ao regulamento da Segundona de 92 q catapultou de volta os imortais perdedores ñ há dúvida nenhuma: há certeza absoluta! Vc mesmo reconheceu a MÃOZONA da CBF! KKKKK

  9. Já disse q esse debate de o “Segundino A” foi mais beneficiado do q o “Segundino B” ñ faz sentido pra mim pq sou TIME DE PRIMEIRA DIVISÃO!

  10. Olha o trauma q criaram para as crianças e nem se deram por conta KKKKKKK

    Pai e filho saem para passear no shopping. No final do passeio o pai entra em uma loja de CDs. Na loja o pai vai na parte de DVDs apanha um e mostra para o filho. O guri com 6 anos e cursando a primeira série começa a ler o título do DVD:
    – I-na-cre-di-tá-vel, Inacreditável!!! A Ba-ta-lha dos A-fli-tos, A Batalha dos Aflitos! Que DVD é esse pai?
    – É de um dos jogos mais importantes e emocionantes da História! E só podia ser do imortal tricolor né filho!?
    O guri, recém iniciado no futebol mas gremista por influência do pai, pergunta:
    – E quem é que tava aflito pai?
    – ( rindo ) Ninguém filho! Aflitos é o nome do Estádio do adversário do Grêmio! Era um jogo decisivo e como todo jogo assim a gente fica nervoso!
    – E contra quem o Grêmio jogou pai?
    – Contra o Náutico!
    – O Náutico pai? Aquele time que tá perdendo pra todo mundo no campeonato brasileiro?
    – Hãm…gagueja o pai.
    – Mas naquele tempo o Náutico tinha um timão né pai? Porque pra chegar numa decisão…mas que campeonato era esse pai?
    – Hãm…Brasileirão da Série B, filho!
    – Série B? Tu nunca tinha me dito que o Grêmio tinha jogado Série B pai! Mas foi só essa vez né?
    – ( cabisbaixo ) Não filho! Era a segunda vez!
    – Segunda vez pai? Mas como isso foi acontecer? O Grêmio não é imortal?
    – É imortal sim filho! Não interessa!
    – Mas lá não joga só os times ruins pai?
    – Isso não interessa filho o que importa é que a gente ganhou!
    – Então o Grêmio tem dois títulos da Série B pai?
    – Não! Na primeira vez a gente não foi campeão!
    – Mas se não foi campeão como é que saiu de lá? Ah já sei foi vice então?
    – Não filho! É que subiam 12 times!
    – 12 times? Tudo isso pai?
    – Hãm…é a CBF mudou o regulamento no meio do campeonato daí subiu 12. Mas não é muito filho!
    – E o Grêmio ficou em que posição pai?
    – Décimo primeiro!
    – Décimo primeiro? Então se fosse hoje o Grêmio tinha ficado lá né pai?
    – Deixa pra lá guri!
    – Tá bom…mas se o Grêmio é imortal indo duas vezes para a Série B então quer dizer que o Inter foi mais vezes que o Grêmio para a Série B né pai?
    – Não filho! Aqueles malditos nunca jogaram a Série B!
    – Nunca? Ah…mas nem perto chegaram?
    – Chegaram mas se safaram 3 vezes na última rodada!
    – Três vezes pai? Mas então eles jogaram contra uns timecos!
    – Bem…uma vez contra o Corinthians, outra contra o Palmeiras e outra contra o Paysandu!
    – Paysandu? Ah esse é um timeco mesmo! Mas e o Corinthians? O Palmeiras? Deviam estar caindo aos pedaços né pai?
    – Bem…o Corinthians foi o campeão brasileiro naquele ano e o Palmeiras era campeão da América e treinado pelo Felipão!
    – Bah! Então o Inter escapou da Série B contra esses timões? Então o imortal não deveria ser o Inter pai?
    – ( com raiva ) Não!!! O imortal é o Grêmio guri!
    – Tá bom pai!
    – ( sacudindo o DVD ) Nesse jogo aqui o Juiz deu dois pênaltis contra o Grêmio!
    – Bah dois pênaltis pai?
    – É!
    – Um no primeiro tempo e…
    – Ah já sei! Aí o goleirão fez uma ponte bonita e defendeu né pai?
    – Não! Bateu na trave!
    – Na trave? Que sorte né pai?
    – Hãm…e um no segundo tempo…
    – …daí sim nesse o goleirão deu uma ponte e pegou né pai?
    – Esse foi no meio do gol e bateu nas pernas do goleiro!
    – Bah…que sorte né pai?
    – Hãm…mas tinha que ver o que aconteceu antes?
    – O que aconteceu pai?
    – O juiz expulsou 4 do Grêmio!
    – Tudo isso pai?
    – É que teve um pênalti antes desse que ele não deu pro Náutico. Daí pra compensar ele deu um que não foi!
    – Juiz safado né pai? Mas porque foram 4 expulsos?
    – Pois é filho é que nossos craques raçudos não aceitaram a marcação do pênalti e foram pra cima do juiz, peitaram, chutaram, uma confusão danada, até ex-Presidente invadiu o campo!
    – Que bagunça né pai?
    – O queeee???
    – Quer dizer…que raça né pai?
    – É! Se ele tivesse expulsado mais um do Grêmio, o Náutico seria declarado o vencedor do jogo porque não se pode jogar com 6 jogadores apenas!
    – Bah…quanta sorte né pai?
    – Aí depois de um tempão o Náutico errou o pênalti e no contra-ataque o Grêmio fez o gol do título. Foi uma loucura, filho!
    – É foi mesmo pai!
    – Entendi tudo pai. Então quer dizer que esse DVD é da Série B! Que o Grêmio que se diz imortal foi duas vezes pra lá enquanto o Inter nunca foi! Que numa das vezes voltou com ajuda da CBF! E na outra contra um time que perde pra todo mundo na Série A o Grêmio precisou de muita sorte e bagunça pra ganhar!

    O pai disfarça, chama o guri, vão até o caixa, paga o DVD e vão para casa.

  11. é a manhã o jogo do gremio contra o sapucaense,mais 1 vitoria para deixar o segundo colocado mais pra tras ainda….
    vamo gremiooooooooooooooooooooooo

    valeu a todos . fé e esperança : ]

  12. POR UM LADO ATÉ FOI BOM O INTER TER GANHO O MUNDIAL, POIS JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS VER AQUELE GOL DO FIGUEROA ILUMINADO PELO SOL. CRESCI VENDO AQUILO. O COLORADOS FALAM TANTO QUE O GREMIO GANHOU DO HAMBURGO NO MUNDIAL MAS ESQUECEM QUE JOGARAM EM 79 CONTRA: CALDENSE, INTER LIMEIRA, ANAPOLINA, GOYTACAZ, AMÉRIA RJ, OPERÁRIO MT, SÃO PAULO RS, DESPORTIVA, RIO BRANCO AC E QUE GANHARAM DE WO DO ATLÉTICO MIMEIRO E QUE NÃO PARTICIPARAM DESTE CAMPEONATO SÃO PAULO-SP, CORINTHIANS E SANTOS. E QUE O CAMPEONATO DE 79 FOI “TÃO” PARELHO QUE O CAMPEÃO JOGOU 23 PARTIDAS E O VASCO (VICE) JOGOU 14. SEM CONTAR QUE CONTAM GLÓRIAS DO CAMPEÃO FIFA. A MESMA FIFA QUE ORGANIZOU UM CAMPEONATO “MUNDIAL” NO BRASIL ONDE DOIS TIMES BRASILEIROS FORAM PARA A FINAL. ESSA FIFA É BOA MESMO!! ESSA MESMA FIFA COLOCA NUM MESMO CAMPEONATO UM TIME FORMADO POR BOMBEIROS, MOTORISTAS, PROFESSORES, BANCÁRIOS. DE QUE ADIANTA ESTUFAR OS PEITOS E DIZER QUE FOI CAMPEÃO FIFA JOGANDO JOGANDO CONTRA TIMES AMADORES !! A IMPÁFIA É TANTA QUE FALAM DE UMA TAL DE “DUBAI CUP”, COPA ESSA QUE SÓ TEVE UMA EDIÇÃO SENDO QUE EM 2008 NÃO TEVE. NÃO ENXERGAM QUE A FIFA SÓ ENTROU NESSA DO MUNDIAL PORQUE VIU QUE O NEGÓCIO É RENTÁVEL E QUE COBRA DE “SEUS” CAMPEÕES POR QUALQUER MÍDIA QUE SE FAÇA USANDO SEU NOME, TANTO QUE TIVERAM DE TIRAR BEIRA RIO OS DIZERES ” CAMPEÃO FIFA “. OS COLORADOS FALAM TANTO DA 2ª DIVISÃO DO GREMIO. CONDORDO QUE É TRISTE PARA UM TIME JOGAR A SEGUNDONA, MAS DEPOIS QUE PALMEIRAS, CORINTHIANS, ATLETICO MINEIRO, BOTAFOGO, FLUMINENSE E AGORA O VASCO TB CAIRAM SE VÊ QUE NÃO É ALGO TÃO INEVITÁVEL. O PRÓPRIO INTER O FOI SALVO DUAS VEZES: EM UMA “BELA” ENTREGADA DO PAYSANDU NUM JOGO QUE ATÉ O 3° GOLEIRO FOI QUEM JOGOU E EM OUTRA OCASIÃO EM QUE O DUNGA, ONDE ENCERARA SUA CARREIRA, SALVOU COM UM GOL DE XIRIPA CONTRA O PALMEIRAS QUE JÁ ESTAVA COM A CABEÇA EM TÓKIO PRA ONDE IRIA DISPUTAR O ” MUNDIAL (NÃO DA FIFA) ” COM O FELIPÃO. ENTÃO É ASSIM, COMO OS COLORADOS ESPERARAM UMA GERAÇÃO PRA SEREM CAMPEÕES DA LIBERTADORES (GREMIO JÁ O É DUAS VEZES A MUITO TEMPO) E DO MUNDO “FIFA”, TAMBÉM TENHO PACIÊNCIA DE UM DIA VÊ-LOS NA BERLINDA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s