E viva o botão!

Saiu matéria no caderno “ZH Moinhos” do jornal Zero Hora sobre futebol de botão, esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro e que eu pratico há cerca de 20 anos. Numa época em que a diversão das crianças limita-se à internet e jogos eletrônicos, seria uma dádiva que elas se interessassem por futebol de botão assim como os meus amigos de infância.

Comecei a jogar no final da década de 80, ensinado pelo meu pai, Cesar. Meu irmão, Vinicius, demorou a aprender, mas depois que aprendeu, tornou-se um dos melhores. Jogamos com o goleiro deitado e a partida dura 30 minutos divididos em dois tempos de 15 – em caso de empate em jogos eliminatórios, há prorrogação de 10 minutos divididos em dois tempos de 5.

Realizávamos pequenos torneios nos fins-de-semana, e em 1991 criamos o Campeonato VRC (“Vinicius, Rodrigo e Cesar”), disputado até 1996 (a última edição começou em agosto de 1995 e terminou em abril de 1996). Em 1992, surgiu o Torneio Farroupilha, disputado até hoje.

No ano de 1993, os campeonatos deixaram de ser restritos ao “trio VRC”: começaram as participações de nossos amigos como os campeões Diego (VRC em 1994 e Farroupilha em 1994, 1996 e 2001) e Leonardo (VRC em 1996 e Farroupilha em 1993 e 1995).

Fui o primeiro campeão do Torneio Farroupilha, e no mesmo ano de 1992 conquistei o Campeonato VRC. Mas o maior campeão de todos é o meu irmão: conquistou o VRC em 1993 e o Farroupilha em 1997, 2005, 2006 e 2007. Meu pai ganhou a primeira edição do VRC, em 1991, e o Farroupilha em 2004.

Em 2003, o Torneio Farroupilha foi conquistado por nosso amigo Leonardo Sato, participante desde 2001 – mas que em 2007 ficou de fora por precisar viajar a trabalho.

O Torneio Farroupilha de 2008 não terá a participação do Diego, que estará em Juíz de Fora fazendo mestrado. Fica mais fácil para que eu reconquiste o título após 16 anos* de espera…

———-

* Isso me faz lembrar, automaticamente, desta postagem no Cataclisma 14. Porra, 1992 foi ontem, não há 16 anos!

Anúncios

10 respostas em “E viva o botão!

  1. Fala, Rodrigo! Beleza? ;)

    Pra começo de conversa, um 2008 cheio de saúde, felicidade, juízo, paz, amor, harmonia, ousadia, criatividade e coragem: com essas nove coisas (sendo as seis primeiras ditas pelo meu saudoso pai), tudo o que está complicado fica menos penoso de suportar e aumenta as chances de fazer do limão uma limonada. E o que já está bom, então, deverá ficar excelente! ;)

    Cara, eu amo jogar botão! Não jogo há muitos anos por pura falta de parceria. Eu tenho um monte de botões antigos, mas pretendo mandar fazer na Mimo uma seleção de Camarões pra mim!

    []’s,
    Hélio

  2. Será que um torneio Cataclisma-Cão Uivador-Moldura Digital seria algo interessante, com jogos filmados, narrador e comentarista?

    Hm.. é de se pensar.

    (parênteses apenas para citar a loja Mimo, onde comprei uns quatro times de botão, além de minha mesa)

  3. É uma boa idéia, André.
    O melhor desse post é que estou descobrindo vários botonistas. É capaz de rolar uma fase classificatória para preencher a vaga aberta no Torneio Farroupilha, caso o Diego não participe.

  4. Pingback: Regras de botão « Cão Uivador

  5. gostaría de manter contato com Hélio Sassem Paz, que faz um comentário acíma à
    respeito de botões antígos, eu tenho alguns galalítes, para regra gaúcha, mas não
    à jogo, portanto quero trocar por botões da década de 70, lístrados , bicolores e
    lístrados colorídos com diâmetro 45mm e pouca caída(grau)entre 11 e 13 graus.
    se souberem de alguém que tenha estes ou algo parecído, segue meu email.:
    villanova.sergio@yahoo.com.br

  6. amigos, procuro botões antigos “Puxadores” entre 43 e 47mm
    diâmetro, feitos na déc.70 sul, tenho tí
    mes de brasileira , algúns galalítes e me
    interesso em trocar e ou comprá-los…
    quem tiver ou souber de puxadores assim me envíe um email.
    villanova.sergio@yahoo.com.br
    fone: 51 34023357 – 51 30553277

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s