“Torcida Gre-Nal” de volta?

Em julho, publiquei um post com base num trabalho que fiz na faculdade, sobre um fenômeno que aconteceu em 1967: a “Torcida Gre-Nal”. Era a primeira vez que Grêmio e Internacional disputavam o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o “Robertão”), e como o Inter não tinha um estádio em condições de sediar jogos tão importantes, mandava seus jogos no Olímpico. Os dois clubes adotaram o sistema de caixa único para obterem melhores rendas, e foi conclamada a união das duas torcidas, “em nome do futebol gaúcho”.

E foi o que aconteceu: em diversos jogos do Robertão de 1967, se viam bandeiras gremistas e coloradas tremularem lado a lado. No clássico Gre-Nal, os jogadores dos dois times posaram juntos para a foto. Os dirigentes trocaram elogios mútuos. Mas foi só naquele campeonato: depois, a velha rivalidade voltou.

Quarenta anos depois, aparentemente a “Torcida Gre-Nal” está de volta, pelo que se lê em alguns jornais e páginas de internet. “Gremistas e colorados estão unidos contra o Corinthians”, é o título de uma matéria do Terra: de acordo com o texto, em uma comunidade do Inter no Orkut teria sido criado um tópico conclamando a uma união entre gremistas e colorados pelo rebaixamento do Corinthians. O Grêmio venceria o Corinthians no Olímpico e o Inter perderia para o Goiás no Serra Dourada, e assim as duas torcidas comemorariam juntas a desgraça do clube paulista. Sim, os colorados torcerão por derrota do Inter e vitória do Grêmio!

Não é difícil de se entender. Em 2005, o Inter teria sido campeão brasileiro, não fosse a anulação pelo STJD dos 11 jogos supostamente “roubados” pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho – sem que houvessem provas da manipulação daqueles resultados. Entre estes 11 jogos, estavam duas derrotas do Corinthians, que na repetição das partidas venceu uma e empatou a outra. Fossem mantidos os resultados originais, o Inter teria ficado um ponto à frente do time paulista.

Porém, não dá ainda para comparar o que poderá acontecer neste 2 de dezembro de 2007 com o que aconteceu por três meses em 1967. Por mais que os colorados desejem o rebaixamento do Corinthians, acho difícil que apareça uma bandeira do Inter em meio à torcida do Grêmio, domingo no Olímpico.

Sem contar que esta suposta união se dá somente entre as torcidas, diferentemente de 1967. Os torcedores querem que o Inter entregue para o Goiás, mas dirigentes e jogadores colorados querem vencer: reclamam da violência do time goiano na última partida do Campeonato Brasileiro do ano passado – que tirou o colombiano Rentería do Mundial de Clubes – e também sabem que a imagem do Inter e dos jogadores ficará manchada caso entreguem o jogo.

Quanto aos gremistas, desejam vitória contra o Corinthians não tanto para rebaixar o adversário. Ainda há uma pequena chance de classificação do Grêmio à Libertadores – eu diria que a chance é teórica, visto que é preciso o Cruzeiro não vencer o América no Mineirão – e também é a última partida sob o comando de Mano Menezes, que quer se despedir com vitória.

Mas, assim como tem colorado querendo derrota, também tem gremista que quer perder. “Pô, se rebaixamos o Corinthians vamos dar alegria aos colorados. Nem pensar!”, me disse um ontem. É, rivalidade Gre-Nal é rivalidade Gre-Nal…

Mas eu torcerei por vitória do Grêmio. Quero que Mano se despeça bem do Tricolor. Se o Corinthians cair, será por culpa dele mesmo: podia ter se livrado contra o Vasco, mas perdeu, e está nesta situação por conta da campanha ridícula que faz neste campeonato.

Sem contar que, se o futebol brasileiro fosse realmente sério, o Corinthians teria sido rebaixado por conta de toda a roubalheira em que esteve envolvido, e os dirigentes responsáveis por isso estariam na cadeia. E o campeonato de 2005 mudaria de mãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s