Que representação é essa?

Começou ontem – e vai até amanhã – a eleição para o Centro dos Estudantes de História da UFRGS, o CHIST. A mesma coisa de sempre: duas chapas, uma representando a atual gestão e a outra os que são contra. A que vencer torna-se “representante” dos estudantes de História.

Semana que vem, nos dias 20, 21 e 22, é a vez do DCE fazer sua eleição. Quatro chapas: uma situacionista e pró-cotas, duas oposicionistas (mas também a favor das cotas) e uma que se opõe a tudo – inclusive às cotas. A que vencer – mesmo que com apenas 26% dos votos – torna-se “representante” de todos os estudantes da UFRGS.

Nem sei em quem votar, e nem vou defender voto em uma ou outra chapa – até porque não é só estudante da UFRGS que lê este blog. Quero mais é contestar a forma como se dão essas eleições dos “representantes”. Uma chapa pode obter 26% dos votos e tornar-se representante de todos os estudantes. Os 74% que votarem em outras chapas que se danem. Parece piada, mas não é.

Se tais entidades estudantis fossem realmente representativas, o processo eleitoral seria diferente: a representação se daria proporcionalmente ao número de votos de cada chapa. Simplíssimo. Ano passado, a eleição do CHIST acabou praticamente empatada, mas a chapa que fez pouco mais da metade dos votos (e teve inclusive o meu) tornou-se “representante” de todos os estudantes de História. Os quase 50% de votos contrários foram ignorados. Não que eu seja fã do pessoal da oposição, mas eles deveriam ter direito à representação também: estudantes divididos, CHIST dividido – para daí se tentar chegar a um acordo. Do mesmo modo que uma chapa que receber 57% dos votos para o DCE deve representar 57% dos estudantes no DCE, com as outras chapas também tendo direito à representação.

O sistema atual, no qual a chapa vencedora “se apossa” do centro acadêmico ou do DCE, serve unicamente para manter divididos os estudantes. Para se ter uma idéia, no curso de História – como descreveu o Luciano, do Adubo de Rosas – chega a haver rixas pessoais.

Anúncios

3 respostas em “Que representação é essa?

  1. Agora ficou bom mesmo, até consigo ler sem meus óculos de leitura. A questão da representação é um problema central da Ciência Política, da qual modestamente, tendo fazer parte. Se somares os votos deputados que estão no Parlamento (Assembléia Legislativa ou Câmara) verás que é muito inferior ao total dos votos da população. Ou seja, a representação é de uma minoria, e os carinhas ficam dizendo que falam em nome do povo. A maioria não está representada, como no diretório da História. Como resolver isso? O Habermas tenta encontrar um caminho.

  2. Tua idéia não é das piores, amigo. Mas não podemos esquecer que o método atual privilegia os votos da maioria, o que também é democrático. E também é democrático lembrar que a chapa eleita representa, sim, todos os estudantes – mesmo aqueles que não votaram nela. Tudo é uma questão de bom senso e respeito da parte de quem vota e de quem é votado.

  3. Jorge:
    Realmente, nunca há representação de toda a sociedade em um parlamento – aqui no Brasil, os eleitores do PSTU e do PCO não são representados. E mesmo os que se elegem buscam atender a seus próprios interesses, ao invés de defenderem as causas dos eleitores.

    Antonio:
    Concordo que o modelo atual privilegia os votos da maioria – no caso do CHIST, onde apenas duas chapas concorriam e a vencedora teria necessariamente mais de 50% dos votos válidos. Já quanto ao DCE, são quatro chapas que concorrem, e pode acontecer da vencedora obter apenas 26% dos votos (não acho que vá acontecer isto na próxima eleição, os votos deverão se concentrar entre as chapas 1 e 3).
    Realmente, é questão de bom senso de quem vota e é votado, de haver respeito pelo resultado das urnas. O problema é que isso não acontece… No nosso curso ficou muito claro: depois da eleição do ano passado, que acabou praticamente empatada, a “metade” derrotada não aceitou o resultado. Na prática, apenas 50% (e mais um pouco) se sentiu representada pelo CHIST.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s