Não foi um jogo qualquer, foi O JOGO!

Ontem fui ao Olímpico assistir ao Grêmio pela 198ª vez. Provavelmente, o jogo contra o Avaí, dia 26, será o meu 200º no Monumental.

Mas se o jogo 200 terá uma “marca histórica”, será só para mim. Já o de ontem, o de número 198, é histórico por si próprio: QUE JOGAÇO! Tanto Grêmio como Santos poderiam ter vencido, assim o placar de 4 a 3 para o Tricolor não foi injusto.

O Grêmio jogou bem. Mas o Santos… Como joga aquele time! Chega à área adversária com uma facilidade impressionante, e isso não se deve a adversários frágeis (como eu pensava ser nas goleadas que tiveram grande destaque na “grande mídia”). Mesmo com o gramado mais pesado devido à chuva de ontem (que ora caía, ora parava) em Porto Alegre, o Peixe não tinha problemas para tocar a bola e ir ao ataque com rapidez.

E esta aí um dos grandes diferenciais deles em relação aos outros times brasileiros da atualidade: são raríssimos os passes errados. Mesmo os “passes futuros”: o time é tão bem organizado, que um jogador toca a bola para onde não há ninguém, mas já prevendo que quando a bola chegar lá, haverá um companheiro – e realmente, ele está lá na hora certa. Méritos do técnico Dorival Júnior, que não é tão falado na “grande mídia”.

Ou seja, sem “firulas”, sem individualismo exagerado, o Santos joga o verdadeiro futebol bonito. Muito toque de bola, e sempre para a frente. O que faz suas partidas ganharem muito em termos de emoção.

Para compensar, conforme eu dizia semana passada, o Santos é fortíssimo do meio para a frente, mas a defesa “faz água”. O que não tira os méritos do Grêmio ontem, é claro: era preciso atacar, aproveitar-se da fragilidade do setor defensivo do Peixe. E o Tricolor fez isso. Melhor no segundo tempo, é verdade, mas fez.

Borges ou Jonas, qual foi o melhor ontem? O primeiro marcou três gols, demonstrando cada vez mais que o Grêmio acertou em cheio na sua contratação, e que Maxi López não faz falta nenhuma. Mas Jonas… Fez um gol (aliás, um golaço) e participou dos lances dos outros três – o pênalti perdido só serviu para confirmar sua “zica”, de perder os gols fáceis e fazer os difíceis.

Depois da derrota parcial por 2 a 0, os 4 a 2 eram um resultado monumental para o Grêmio. Acabou 4 a 3, graças a um golaço de Robinho. Aí foi o Santos que melhorou sua situação: antes precisava de 2 a 0 na Vila Belmiro (onde contará com Neymar, que cumpriu suspensão ontem), agora só precisa do 1 a 0 para ir à final da Copa do Brasil. Mas ainda é também bom para o Tricolor, que se não vencesse estaria praticamente fora da final (a última vitória gremista na Vila foi em 1999, e antes disso não sei de outra).

Enfim, ambas as torcidas, de certa forma, têm o que comemorar. Foi uma grande partida de futebol, e fica a expectativa de outro jogaço na próxima quarta-feira em Santos. Só que ao final deste, apenas uma torcida ficará feliz. Espero que seja a do Grêmio, claro.

Mas se for para o Tricolor perder, que seja por 5 a 4, ou 6 a 5, ou 7 a 6…

5 comentários sobre “Não foi um jogo qualquer, foi O JOGO!

  1. Eu discordo do camarada no tocante ao Dorival Jr: o Santos está indo APESAR – e ñ por causa dele.
    E foi por causa dele q o Santos cedeu a virada, ñ por ter colocado aquela pérola chamada Mancha, mas por ter recuado o time no início do 2º tempo. Esse time do Santos ñ tem condições de jogar para segurar o resultado pois tem como vocação o ataque. Nos momentos em q jogou fez gol, qdo se absteve de jogar levou!
    Ñ é atoa q os torcedores do Santos estão p… da vida com ele!
    Claro q o Grêmio fez a sua parte, com méritos, e ñ tinha nada a ver com isso!

    Mas eu continuo com as mesmas convicções q coloquei em outro post aqui outro dia: o Grêmio deveria ter feito escore. É inegável q a vitória foi boa dentro do contexto do jogo mas ñ o foi no contexto da competição (e vcs sabem disso). Além do mais – dentro do contexto do jogo – o gol do Robinho foi excelente para o Santos!
    Acho mto difícil vcs segurarem o Santos na Vila!

    Sou mais o 1 a 0 do Campeão de Tudo ontem do q o 4 a 3 de vcs na quarta! E já expliquei pq em outro post!

    • Concordo: o 4 a 3 do Grêmio foi um grande resultado devido ao contexto do jogo, mas seria melhor ter vencido por 1 a 0 (como fez o Inter ontem) do que por 4 a 3. Tanto que se vocês fizerem um gol na Argentina, ficam com “um pé e meio” na semifinal, já que aí o Estudiantes vai precisar de 3 e vai ter de ir pra cima de qualquer jeito. O Grêmio simplesmente não poderá levar gol lá na Vila Belmiro.

    • Como gremista, gostei que aquela bola não entrasse…

      Mas concordo que seria um gol digno de placa. Aquele lance, mesmo sem gol, merece ser mostrado e repetido várias vezes em todos os cantos do mundo.

  2. Pingback: E na Copa, torces para quem? « Cão Uivador

Deixe um comentário